Por Andriolli Costa
Na década de 1960, alinhada às preocupações da época, a Coca Cola Company voltou os esforços de seus pesquisadores para o desenvolvimento de bebidas a base de proteína. A ideia era que, uma vez que refrigerantes tinha enorme popularidade, uma mudança na fórmula poderia colaborar para melhor nutrir a população.
Três iniciativas foram desenvolvidas na época visando os mercados emergentes com altos índices de subnutrição. O Tai, o Samson e a primeira delas, lançada no Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1968. Era Saci – o refrigerante poderoso. Segundo a divulgação da época, cada garrafa da bebida continha seis gramas de proteína. “Ou seja, 3 por cento por volume, a um nível que de acordo com os nutricionistas internacionais, pode oferecer uma valiosa contribuição ao problema da carência de proteínas na alimentação humana”.
Focar o marketing na suplementação se provou ineficiente, por isso logo a estratégia mudou para falar em energia e saúde. Por isso o garoto propaganda dos anúncios é sempre um rapaz musculoso, e nunca o duende perneta que a batizou. Ao que parece a escolha do nome se deu exclusivamente pela cor da bebida, buscando uma ligação afetiva com o público.
A festa de lançamento no Saci no Brasil ocorreu na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde também o produto era fabricado. A cidade foi escolhida, esclarecem os jornais da época, devido à alta produção de soja. Afinal, o Saci apesar de vendido como refrigerante tinha como seus principais ingredientes o leite de soja como fonte de proteínas e o cacau para o sabor. Mais tarde foi lançada também a versão caramelo.
William Shurleff e Akiko Ayoagi, em History of Soybeans and Soyfoods in South America, apontam que o Saci era na verdade uma bebida leitosa não carbonada, algo como os Sucos Ades que tanto sucesso fizeram nos anos 2000. Só que em garrafas de vidro.
O sucesso esperado nunca chegou. Após três anos de comercialização, a produção do Saci foi interrompida, tendo circulado entre 1968 e 1971. Em 1970 o Samson teve outros níveis de sucesso quando lançado no Suriname e no México. Sua base era caseína, proteína do leite semelhante ao Whey. Não demorou muito para que surgisse na América Latina versões do Samson em pó e em barra.
O Saci teve uma sobrevida no país em 1976, quando o governo brasileiro anunciou seu Programa de Alimentação do trabalhador. Ainda segundo Shurleff e Ayoagi, repetindo a estratégia adotada com o Samson, a Coca Cola Co. desenvolveu saci em pó para atender as especificações do governo. Inicialmente o produto estava disponível apenas no sabor chocolate, sendo posteriormente complementado pelos sabores mocha, morango e coco.
Para Neville Isdell, antigo CEO da Coca, o motivo do fracasso do Saci foi muito simples. Em seu livro Inside Coca-Cola: A CEO’s Life Story of Building the World’s Most Popular Brand ele descreve sua experiência ao acompanhar o lançamento do produto. Todos estavam empolgados com o que o Programa Nutricional da Coca poderia fazer, tanto é que o próprio Saci teve seu preço subsidiado no começo a espera do lucro. Não deu certo. “Tinha um gosto horrível, ninguém queria beber. Nós chegamos até mesmo a distribuí-lo para as escolas, mas mesmo quando era de graça ninguém o consumia”.
Teria sido o Saci um produto a frente do seu tempo? Ou uma soma de decisões equivocadas, desde o marketing até o sabor? Atualmente você pode encontrar uma garrafinha do Saci no World of Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos.
Muito legal, me lembro muito bem, o de caramelo era o meu preferido. Pouca gente se lembra. Eu não gosto dos refrigerantes convencionais por causa do gás. Pra mim o saci era perfeito.
CurtirCurtir
Que bacana, Jorge! Muito bom encontrar quem já provou essa bebida. Deve ter sido uma baita novidade
CurtirCurtir
Era muito legal , acabava de jogar uma pelada na rua passava uma kombi vendendo o produto geladinho, o meu preferido era o de caramelo, pois o de chocolate um tanto amargo porém gostoso também, até hoje procuro algo feito como aquele de caramelo mas só deram importância aos produtos com o chocolate , mas nada que lembre mais o sabor do caramelo.era inigualável .
CurtirCurtir
Talvez seja o Ovomaltine seja algo que lembre o de caramelo, mas nunca me seduziu como o Saci de caramelo, alguém me explique por favor o que substituiu aquilo?
CurtirCurtir
Olá pesquisei sobre o refrigerante saci de tanto ouvir clientes comentar bem que a Coca cola deveria produzir novamente.
Por favor coca cola lança aí uma edição especial
CurtirCurtir
Minha experiência com esse refrigente foi traumática, achei horrível, até hj comento sobre ele , que bom que achei esse artigo, pq as pessoas q comento , ninguém se lembra dele.
CurtirCurtir
Eu adorava saci gostaria de poder beber uma garrafinha desta novamente pra relembrar os meus 10 anos
CurtirCurtir