Por Andriolli Costa
Estava pesquisando sobre Sacis na Amazon quando me deparei com este conto de Tiago Toy. De cara o título me chamou atenção, Três Assobios. O assobio do nosso diabrete favorito é famoso, teria alguma coisa a ver com isso?
Comecei a ler sem muita expectativa, estranhando um pouco o modo como a história começava. O estranhamento foi maior ainda após chegar à conclusão, uma vez que o clima de terror – presente na capa – surge bruscamente e muda totalmente o estilo na história. De um modo pouco desenvolvido, chego a pensar.
Começamos a narrativa acompanhando Diego, um menino imaginativo com que qualquer leitor de livros pode se identificar. Ele não gosta de conversar muito ou de brincar com as outras crianças, e prefere um bom livro ou filme à aturar a bebedeira dos pais no churrasco e a gritaria dos adultos. Diego encontra atenção na avó, e é a partir dela que o saci é introduzido na história. Pouco depois disso, o texto se encaminha para um desfecho sem sentido.
Quanto ao texto, o estilo é simples e algumas escolhas de palavras destoam muito, como se a voz do personagem mudasse de repente. Eu não gostei muito, mas para quem tiver curiosidade o conto está barato. Apenas R$ 1,99 na Amazon.
Nota: 2,5/5