Leve a Mostra Curta Saci para sua cidade!

mostra saci corumba

A Mostra Curta Saci é um evento que une cinema, folclore e encantamento em apresentações voltadas para públicos de todas as idades. O evento surgiu em janeiro de 2016 e de lá para cá já ensinou mais de 1,7 mil pessoas a colecionar sacis pelo Brasil. Já estivemos em Campo Grande, Corumbá e Três Lagoas (MS), Mococa (SP), Campo Bom e Porto Alegre (RS). E queremos muito mais!

Quer levar a Mostra Curta Saci para sua cidade? Quer saber mais sobre o projeto e seu responsável? Entre em contato! andriolli_costa@hotmail.com

Existem três ações que desenvolvemos na Mostra Curta Saci, sendo que cada uma delas é única e bastante flexível para os interesses do Parceiro: a Mostra Infantil, a Mostra para o Público Geral e uma Oficina de Cinema voltada para a produção de filmes sobre mitos e lendas locais. A dinâmica, no entanto, é bastante fluída. Na Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, apresentamos apenas metade dos filmes e privilegiamos o debate; na Feira do  Feira do Livro de Porto Alegre, ficamos apenas com a contação de histórias.

A Mostra consiste na exibição de 5 curtas-metragens, em sessões com cerca de uma hora de duração, seguidas de um bate-papo coordenado pelo jornalista e “saciólogo” Andriolli Costa, editor do Colecionador de Sacis e diretor do filme de mesmo nome.

Para as crianças, temos um momento de contação de histórias, seguido da exibição de cinco desenhos animados, e brincadeiras. Nela, as crianças vão aprender sobre diversidade, inclusão e amizade tudo centrado na figura do saci.  Para os adultos, ou jovens a partir dos 13 anos, a programação completa vai trazer cinco filmes de diferentes gêneros, da animação ao documentário, da ação ao drama, também com foco no duende brasileiro.

O objetivo da mostra geral é desvincular do público o preconceito já muitas vezes internalizado de que folclore brasileiro é uma temática infantil. Folclore não diz apenas sobre crianças, mas sobre brasileiros.No bate papo, vamos falar sobre a importância dos mitos e da fabulação, seu lugar no cotidiano urbano das metrópoles, suas dinâmicas de resistência e identidade.

No caso da Oficina de Cinema, o público alvo são jovens ou pessoas que desejam ter um conhecimento introdutório em cinema. Nesta oficina, de 12 horas de duração, os participantes vão ter noções de linguagem cinematográfica, técnicas de edição e roteiro, além de um exercício prático onde poderão produzir um curta-metragem inspirado em mitos e lendas locais. O objetivo é que além de uma introdução à cultura audiovisual, que eles possam lançar novos olhares sobre manifestações culturais que sempre fizeram parte de seu cotidiano.

Leve a Mostra Curta Saci para sua cidade ou para a sua empresa! Fale conosco. Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento! Escreva para andriolli_costa@hotmail.com.

Matéria sobre a Mostra Curta Saci na TV Direta, de Mococa/SP

Fotos de edições anteriores da Mostra

Anúncios

7 Respostas para “Leve a Mostra Curta Saci para sua cidade!

  1. Maravilha ver O saci que não tinha uma perna só nesse clipping. Trabalhara Inclusão social com esse “menino travesso” está sendo bom demais.

    Curtir

  2. Sou professora de português para estrageiros no Centro Cultural Brasil Bolívia, Setor Cultural da Embaixada do Brasil, em La Paz, na Bolívia. Adorei o projeto e gostaria de poder apresentá-lo aqui para nossos alunos. Como podemos conseguir estas atividades. Podemos apresentar para os alunos e oferecer também para as crianças (filhos dos diplomatas e dos militares agregados em La Paz, além dos filhos dos brasileiros que moram aqui). Acho que seria um sucesso. Temos estrutura de auditório.
    Esperando uma resposta positiva, agradeço a atenção e envio minhas felitações pelo linda iniciativa.
    um grande abraço.
    Penha Dubois de Moron

    Curtir

  3. Pingback: Mostra em Mococa ensina mais de 1000 crianças a colecionar sacis | Colecionador de Sacis·

  4. Pingback: Colecionador de Sacis na Escola de Saúde Pública do RS | Colecionador de Sacis·

  5. Pingback: Sacizando a Podosfera – #DiaDoPodcast | Colecionador de Sacis·

  6. Pingback: Colecionador de Sacis na Escola Estadual Leopolda Barnewitz | Colecionador de Sacis·

  7. Pingback: Mostra Curta Saci no Cine Caramelo encerra apresentações de 2016 | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s