Sacizando a Podosfera – #DiaDoPodcast

Desde 2014, celebramos em todo 21 de outubro o Dia do Podcast brasileiro. A data marca a publicação do primeiro podcast em nosso país, o Digital Minds, que foi ao ar dez anos antes, em 2004. Com tão poucos anos de existência, ainda há muito desconhecimento do público sobre essa mídia emergente – que continua sendo descrita como um “programa de rádio na internet”. Lembro de quando assisti a uma oficina do Lúcio Luiz, do Papo de Gordo, em 2011 na UFSC para os alunos de jornalismo. E mesmo neste nicho supostamente mais conectado, as dúvidas eram grandes.

– Como assim eu preciso “assinar” o podcast? É tipo uma revista? Eu pago quanto?

Justamente com o objetivo de divulgar melhor esta mídia que a data comemorativa foi criada. Portanto, nada melhor do que este momento para reunir em uma única postagem todas as participações do Colecionador de Sacis na podosfera – o rede de podcasts disponíveis na web.

Este percurso foi se construindo aos poucos. Sou ouvinte de podcast desde 2008, e nesse percurso fui tendo pequenas entradas na mídia – seja escrevendo e-mails, comentando nos programas ou até arriscando algumas participações. Foi numa dessas idas e vindas que Vitor Hugo Mota, o criador da Agência Transmídia, me fez um convite irrecusável: participar de um episódio em que deveríamos criar um documentário falso sobre o saci!

De lá para cá, foram diversas participações. E a cada novo convite, vinha o desafio de levar coisas novas aos ouvintes, me levando a pesquisar mais e a refletir em profundidade. O casamento entre o tema e o formato era o ideal. Afinal, como o folclore é fundado na oralidade, não há espaço virtual mais adequado para compartilhar essas histórias do que o podcast.

Confira abaixo o que já aprontamos pela rede e o que vem por aí! Clique  nas imagens para ser levado ao site do programa. Ah, e não deixe de compartilhar os programas com a hashtag #diadopodcast. Divirta-se!

1) Agência Transmídia: O Saci – Mockumentário parte I

vitrine_026_a_vitrine

O podcast Agência Transmídia emula uma o brainstorming da reunião de uma agência especializada em criar versões e adaptações de produtos midiáticos. No podcast publicado em agosto de 2015, fomos pautados para criar um mockumentary ao estilo Discovery Chanel sobre uma busca pelo Saci. Foi a primeira vez que tive a oportunidade de compartilhar com pessoas fora do meio acadêmico todo o conhecimento adquirido sobre o duende brasileiro, costurando informações que eram novas para os participantes com um fio condutor narrativo.

2) Agência Transmídia: O Saci – Mockumentário parte II

vitrine_026_b_vitrine

Um mês depois da primeira parte, em setembro de 2015, após o brainstorming já levamos uma proposta de roteiro pronta para o produto fictício. Foi um exercício imaginativo fantástico, que me levou inclusive a tirar a câmera do armário e gravar alguns depoimentos inspirados pelo podcast. Quem sabe um dia saia realmente este mockumentário? Neste episódio, Pablo de Assis e Leonardo Tremeschin, do Papo Lendário, fizeram as vezes de clientes e se sentaram à mesa para ouvir nossas ideias para a pauta proposta.

3) Papo Lendário: O Colecionador de Sacis

capapl130

Depois de participar como cliente na Transmídia, Leonardo Tremeschin, do Mitografias, nos convidou para um Papo Lendário que foi ao ar em outubro de 2015. O programa foi inteiro voltado para o Colecionador de Sacis. Aqui tive a oportunidade de explicar minha relação pessoal com o mito, a influência dele na minha família, na minha pesquisa e nas histórias que produzo. Deste podcast surgiu o primeiro contato para uma palestra sobre folclore, o que me levou a desenvolver o projeto da Mostra Curta Saci.

4) Papo Lendário: O Folclore dos Ouvintes

capa139

Em abril de 2016, aproveitando a semana da quaresma – tão marcante para as histórias do folclore brasileiro – sugeri ao Leonardo uma promoção conjunta entre o Colecionador de Sacis e o Mitografias: o Concurso Literário Folclore Assombrado. Nossos leitores tinham que enviar sinopses de histórias de terror envolvendo mitos brasileiros. Lemos todas neste podcast, aproveitando para aprofundar um pouco sobre cada uma das criaturas. Os vencedores foram Lucas Koehler e Hileane Barbosa.

 5) Mundo Freak: O Sombrio Folclore Brasileiro

117vit

Conheci o Mundo Freak Confidencial em um episódio sobre lobisomens em que os participantes contavam vários causos que haviam ouvido de suas famílias. Entrei em contato com o investigador Andrei Fernandes, parabenizando pelo cast, e logo combinamos uma gravação. Em setembro de 2016 foi ao ar este incrível programa, onde compartilho histórias, conceitos e o sentido simbólico dos mitos.

6) O que vem por aí?

No final de outubro tem novidade por aí. O Dia do Saci de 2016 vai ser inesquecível para amantes de folclore e da mídia podcast. Aguarde!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s