Baixe o livro Sacy Pererê – Resultado de uma Collab

Ilustradores amadores e profissionais, dos mais variados estilos, se reuniram nesta Collab para celebrar os 100 anos de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito, organizado por Lobato e publicado pela primeira vez em 1918. As artes dão forma aos mais variados tipos de saci, registrados nos testemunhos centenários. Faça o download aqui.

Apresentação

A primeira edição de Saci Pererê – Resultado de um Inquérito foi publicada em 1918. O mundo entrava então no último e decisivo ano da I Guerra Mundial, os jornais enchiam-se de tragédias e o sentimento de insegurança se espalhava. Não por acaso, Lobato agradece ao duende pela trégua. Pensar folclore, dizia ele, era desviar a mente da carnificina.

Mas seria um erro pensar que a cultura popular serve como algum tipo de alienação ou fuga. Muito pelo contrário, a própria escolha por mergulhar no imaginário popular é uma escolha política – relacionada àquilo que se pretende valorizar diante do que o mundo se esforça em esquecer.

Lobato, o mesmo que execrou o caipira na figura de Jeca Tatu, é aquele que vai capitanear essa campanha de valorização folclórica tendo o saci como seu grande estandarte. Foi sua resposta. O imaginário do progresso, da eficiência máxima, encontrou na máquina novas formas de extermínio. Contra isso, retornamos ao rés do chão, à tradição, à memória e, é claro, aos nossos mitos.

Hoje, 100 anos depois, retornamos ao saci nesta homenagem coordenada a partir das redes sociais. Com isso, não buscamos escapismo para os desafios que o país enfrenta. Falar de folclore é falar do Brasil profundo, é buscar afetos, é recuperar nossa história – algo que, mais do que nunca, se prova necessário.

Nestas páginas, ilustradores profissionais e amadores se debruçaram sobre o centenário livro lobatiano para dar forma aos depoimentos ali registrados. Acompanha cada arte um trecho que captura a riqueza daquele testemunho.

Muitos insistem em dizer que Lobato infantilizou o folclore, e quem repete essa afirmação nunca deve ter lido nem o Sítio do Picapau Amarelo e muito menos o Inquérito. Que esta obra, de distribuição gratuita, sirva de inspiração para mostrar a riqueza de nossa cultura.

Viva o Saci!

Andriolli Costa é editor do Colecionador de Sacis

—————-

ORGANIZAÇÃO E DIAGRAMAÇÃO: Andriolli Costa
CAPA Azrael de Aguiar (colaboração Luis Bonadio)
ILUSTRAÇÃO: Alisson Alencar, Azrael de Aguiar, Cristiane Xavier, Daniel Batista, David Dornelles, Fernando PJ, Ícaro Maciel, Luiz Henrique, Marco Goes, Mikael Quites, Pedro Godoy, Rafael Serpentis, Vee Marques.

Anúncios

2 Respostas para “Baixe o livro Sacy Pererê – Resultado de uma Collab

  1. Pingback: PORANDUBA 24 – Ficção Folclórica | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s