
Arte do primeiro conto da série A Sombra dos Homens, de Roberto Causo
Por Andriolli Costa
- Clique AQUI para ouvir o programa, ou faça o DOWNLOAD clicando com o botão esquerdo do mouse e indo em “Salvar como”.
- Gosta de ouvir em agregador de podcast? Assine nosso Feed
Bem-vindos à nossa Poranduba, o podcast do Colecionador de Sacis sobre as histórias fantásticas do folclore brasileiro. Neste episódio apresento o conceito de ficção folclórica enquanto subgênero da ficção especulativa. Diferente da ficção regionalista, cujo objetivo principal da narrativa era desbravar o Brasil, o que se busca na ficção folclórica é explorar esse brasil fantástico de mitos, lendas, simpatias e superstições. Exploramos ainda quais preocupações devemos ter ao explorar este universo e discutimos se existe limite para a criação destas narrativas que sempre se desenvolvem em co-autoria (sendo o povo o grande autor da fonte que bebemos). Escute Poranduba, a meia hora de folclore para encantar o seu dia!
Na trilha deste episódio você escuta Iara Rennó com Macunaíma e Barão Vermelho cantando uma versão de Um Índio, de Caetano Veloso.
Compre nossas camisetas na Loja do Colecionador de Sacis
Apresentação e edição: Andriolli Costa.
Vinheta de Abertura: Danilo Vieira Battistini, do podcast O Contador de Histórias.
Logo do podcast: Mauro Adriano Muller – Portfólio.
– Canto de abertura e encerramento do povo Ashaninka
Este podcast é produzido graças aos apoiadores do PADRIM e do PicPAy. Apoie você também!
Agradecemos aos apoiadores: Ana Lúcia Merege, Carolina Mancini, Daniel Burle, Daniel Freire, Débora Dalmolin, Diane Macagnan, Diego Capuano, Douglas Rainho, Euclides Vega, Felipe Raphael, Geoci Silva, Ian Fraser, Janio Garcia, Koe, Maycon Torres, Michel Ronan, Rafael Joca Cardoso, Ricardo Santos, Roberto Silva.
Redes Sociais:

Caramuru, suposto deus tupi, por Vinicius Galhardo
Comentados no episódio
- Leia aqui o meu artigo publicado na Abusões.
- Compre o livro A Sombra dos Homens, de Roberto Causo
- Compre o livro A Noite da Grande Magia Branca, de Simone Saueressig
- Compre o livro Fantástico Brasileiro: o Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo, de Bruno Anselmi Matangrano e Eneias Tavares.
- Compre o livro Contos Amazônicos, de Inglês de Souza.
- Compre o livro Lendas do Sul, de Simões Lopes Neto.
- Acesse a Revista Abusões (meu artigo sai na edição de dezembro!)
- Resenha de Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro.
- Leia o conto sobre o Caboclo D’água na primeira revista de contos dedicada a ficção especulativa do Brasil (1955)
- 10 problemas de quem escreve Ficção Folclórica no Brasil
- Os 7 erros mais frequentes sobre o folclore brasileiro
- O Inktober de “deuses tupi” de Vinicius Galhardo
- Post da indígena agradecendo a ilustração dos “deuses” que desconhecia
- Baixe o livro Saci Pererê – Resultado de uma Collab.
Pingback: O que é ficção folclórica? | Colecionador de Sacis·
Pingback: PORANDUBA 39 – Os Sóis da América | Colecionador de Sacis·
Oi Andriolli, acabei de ouvir este episódio e gostei muito. Estou escrevendo um ensaio para o mestrado sobre “filmic folklore” e vi que se relaciona muito com o que você falou sobre a questão a respeito da deturpação do folclore em detrimento da ficção (no meu caso, no cinema) e o quão irresponsável e problemático isso é. Tem um artigo ótimo que fala sobre isso, caso te interesse.
O autor chama-se Juwen Zhang e o artigo Filmic folklore and Chinese cultural identity. (tem aqui: http://www.jstor.org/stable/25474752) Fala especificamente da cultura chinesa, mas ele faz um apanhado histórico sobre o termo e levanta questões interessantes que acho que podem ser aplicadas também para a literatura e também para o Brasil.
Beijos,
Lígia
CurtirCurtir
Que interessante, Lígia! Nunca tinha pensado em buscar essa fundamentação no audiovisual. Obrigado pela dica! Chegou a ver meu artigo sobre Ficção Folclórica? Deixei ele aqui 🙂
CurtirCurtir
https://www.academia.edu/38503869/Breves_notas_sobre_a_fic%C3%A7%C3%A3o_folcl%C3%B3rica_no_Brasil
CurtirCurtir
Pingback: Ouça a trilha sonora de Poranduba! (Episódios 20-40) | Colecionador de Sacis·
Pingback: PORANDUBA 54 – Cyberagreste | Colecionador de Sacis·
Pingback: PORANDUBA 68 – Futuro da Ficção Folclórica | Colecionador de Sacis·