Brincando com o Saci – Jogos para se divertir com folclore o ano todo

46412034_256631795020757_2219705769350135808_n

Por Andriolli Costa

Esta semana tive o prazer de receber de presente um dos lindos sacis que a profa. Eliana Galvani produz em seu ateliê em Mococa/SP. Junto com o mimo, um caderninho com capa de papelão costurado me chamou atenção. Era um livrinho de 50 exemplares, feito por ela em conjunto com suas turmas do Jardim II, da escola municipal Ivone Gonçalves Canesqui. Chamava-se “Brincando com o saci”.

Fiquei encantado enquanto folheava as páginas, ilustradas pelas crianças de 4 a 5 anos acompanhados pela querida sacióloga. Eram adaptações de brincadeiras tradicionais da cultura popular brasileira, mas todas dedicadas a homenagear o saci. Uma bela dica para você que quer se divertir não só no 31 de outubro, mas ao longo de todo o ano.

Separei abaixo elas para vocês. Quem brincar,  não deixe de contar aqui o resultado!

1. Corre Saci

Adaptação de “Corre Cutia”
corre-cotia

Os  brincantes formam uma roda e sentam no chão.  Um deles fica do lado de fora da roda com a carapuça na mão. Ao ritmo da ciranda, todos cantam:

Todos: Corre, saci. Não pode cair / Corre veloz, com uma perna só / Carapuça na mão / Caiu no chão / Menino esperto / Do meu coração.
Saci: Pode jogar?
Todos: Pode!

Neste momento os brincantes abaixam a cabeça e tapam os olhos. A criança fora da roda deixa cair a carapuça atrás de alguma outra. Quando esta perceber, começa o pega pega. Quem está com a carapuça é o pegador, e o lugar vazio da roda é o pique.

2. Está pronto, Saci!

Adaptação de “Tá pronto, seu Lobo”
HPIM0284.JPG

Todos se reúnem em círculo ao redor daquele que será o saci, que usa uma carapuça.

Crianças: Vamos passear na mata enquanto o saci não vem / Vamos passear na mata enquanto o saci não vem./ Está pronto, saci?

Saci: Estou acordando!

E assim a música se repete, com o saci sempre inventando uma desculpa até que finalmente responde que está pronto e saci correndo atrás das crianças!

Saci: Estou pronto! Olha o redemoinho!

Quem for pego primeiro, vira o novo saci.

3. Cachimbo Quente

Adaptação de “Batata Quente”
batata-quente.png

Pegue um cachimbo de brinquedo, um pedaço de tecido ou bolinha. Forme um círculo com um dos brincantes sentado ao centro da roda com os olhos vendados. Cada jogador deve passar o cachimbo para o jogador à sua direita, e enquanto o cachimbo circula todos cantam Cachimbo quente, quente, quente, quente, quente. A qualquer momento o jogador que está vendado por gritar: Queimou! Quem estiver com o cachimbo no momento deve ir pro centro da roda.

4. Saci de Cor…

Adaptação de “Elefantinho colorido”
Elefantinho-Colorido

Um participante é escolhido para ser o mestre, usando carapuça vermelha. Ele fica a frente dos demais e diz:

Mestre: Saci de cor!

Todos: Que cor?

O saci então grita o nome de uma cor e os brincantes correm para tocar em algo que tenha aquela cor. Quanto mais longe o acesso a cor, mais difícil o jogo fica.

5. Boca de Forno do Saci

Adaptação de “Boca de Forno”
f561e55e03e8e574a5464724855a6010

Um dos participantes é destacado para ser o mestre saci e fica de frente para os outros jogadores, usando uma carapuça. Ele dará as ordens e todos devem cumprir.  Quem não conseguir fazer leva bolo (tapinhas na mão).

Saci: Boca de forno?

Todos: Forno!

Saci: Tudo que o mestre saci dizer, vocês farão?

Todos: Sim!

Saci: E se não fizerem?

Todos: Tomaremos bolo!

6. Congela Saci

Adaptação de “Pique Gela”
32148-quebra-cabeca-turma-da-monica-esconde-esconde-

Escolha quem será o saci pegador. A criança escolhida deve usar a carapuça vermelha para se diferenciar dos demais. Quando um brincante é pego, deve ficar congelado onde estiver imediatamente. Os outros brincantes livres podem descongelar quem foi congelado. O último a ser pego será o próximo pegador.

7. Dança do Saci

Adaptação de “Dança das Cadeiras”
IlustracaoBricadeira26

Coloque uma música para tocar. Todos dançam ao redor do círculo de cadeiras com um pé só. Quando a música desligar o som, todos deverão tentar em uma das cadeiras. Aquele que não conseguir, sai do jogo levando uma das cadeiras.

8. Carapuça Queimada

Adaptação de Chicotinho Queimado
mapadobrincar-bonecos

Os brincantes tapam os olhos enquanto uma criança esconde a carapuça queimada. Em seguida, todas as crianças saem a procura da carapuça com os olhos destampados. Quando alguma criança estiver perto, quem escondeu a carapuça diz que se está quente. Se estiver longe, diz que está frio. Quando está bem perto, a carapuça está pelando. Quem achar a carapuça sai correndo atrás de outra criança. Aquele que for tocado deverá ser o próximo a esconder.

Leia também:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s