Mostra em Mococa ensina mais de 1000 crianças a colecionar sacis

por Andriolli Costa

IMG_9900-2

Ontem, dia 26 de agosto de 2016, foi um dos dias mais lindos da minha vida. Ao longo do dia, em quatro apresentações, pude ensinar mais de 1.100 crianças que cada uma delas também poderia ser um Colecionador de Sacis se quisesse. Mais do que apenas uma Nova história sobre o duende brasileiro, a mensagem que fica é de amizade e encantamento. Ver o resultado disso, de modo tão espontâneo quanto só uma criança pode ser, é algo realmente impagável. Foi mágico!

Na minha contação, que tive a oportunidade de desenvolver na oficina do mestre Celso Sisto, digo que lugar de saci não é preso na garrafa. É livre! Se você quer o saci por perto tem que fazer amizade com ele. “Afinal, isso é folclore ou pokemon?” – E a criançada morria de rir!

Descobri depois que assim que voltaram para a aula, a meninada já pediu para as professoras soltarem todos os sacis das garrafas que levaram para o dia do folclore. “Ele tem que ser livre, professora! Quando a gente vai soltar?”. A soltura de sacis vai ser um grande evento na escolinha, estou até vendo

Outra coisa linda foi encerrar minha contação com um feitiço para encantar o olhar. É que os sacis estão por aí, a gente é que desaprendeu a enxergar. Ver de cima do palco as crianças de olhinhos fechados, imaginando o saci e chamando por ele com o assovio mais forte que eles conseguiam dar foi único. Em cada seção, sempre era um momento especial.

A força das histórias encontra um terreno mais do que fecundo na imaginação das crianças. Algumas me chamavam de canto nos intervalos. Como uma menina na seção da tarde.

“Moço, e se eu encantar os olhos, mas o saci não aparecer na minha casa?”
– Ah, mas aparece. Saci está em tudo que é lugar
“Mas como eu sei que ele está por lá”
– Olha, você tem que ver os sinais. Você tem celular, né? Fone de ouvido?
“Aham!”
– Sabe quando você bota o fone na mochila ou no bolso e ele volta todo cheio de nós e você não consegue soltar de jeito nenhum? Então, coisa de saci!

O queixo dela foi no chão! Os olhos brilharam e ela logo começou a contar para todos os coleguinhas. A semente do folclore foi plantada ali.

E com os filmes, então? A cada seção eu acompanhava a surpresa, o riso e até o medo. Teve criança chorando vendo a Matinta Pereira, pra logo em seguida, no mesmo filme, aplaudir quando o pássaro-bruxa salva a vida de uma menina na série Juro que Vi, de Humberto Avelar. Os maravilhosos curtas de Romont Willy e Renato Leôncio completaram perfeitamente as apresentações. Elas nem piscavam!

A cada filme que acabava, as crianças pediam outros. Parecia torcida organizada pedindo pela escalação de seu jogador favorito.

– MULA SEM CABEÇA! MULA SEM CABEÇA!

– BOTO! BOTO!

– BOITATÁ! BOITATÁ!

Depois dos filmes, era hora do concurso de imitação de saci. Uma loucura! Perdi a conta de quantas crianças estavam assoviando e pulando em um pé só, enlouquecidas. Todas loucas para ganhar um Calendário do Saci, do Sacizal Dos Pererês. Fez sucesso também a A Canção de Mayrube, deHugo Canuto, mas este eu guardei para os mais velhos!

Agradeço ao Departamento de Cultura e ao Departamento de Educação da Prefeitura de Mococa pela confiança e parceria. A Associação Comercial e Industrial de Mococa pelo grande apoio e, é claro, a admirável Eliana Galvani pela energia e comprometimento em dar a cultura popular o seu devido valor – não apenas na semana do folclore.

Foi Mágico! E melhor, foi só o começo.

Viva o saci!

Leve a Mostra Curta Saci para a sua cidade!

 

Anúncios

Uma resposta para “Mostra em Mococa ensina mais de 1000 crianças a colecionar sacis

  1. Pingback: Leve a Mostra Curta Saci para sua cidade! | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s