Quem sou eu?

mostra

Apresentação para crianças na Feira do Livro de Porto Alegre

Andriolli Costa, 29 anos, é jornalista, narrador e pesquisador de folclore e cultura popular. Nascido em Mato Grosso do Sul, cresceu maravilhado com as histórias da avó – em especial as de saci. Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS (2019), fundou em 2015 o Colecionador de Sacis para responder a seu compromisso de divulgação folclórica.

Apresentador do podcast Poranduba e Popularium,  já venceu o prêmio Selma do Coco – Mestres da Cultura Popular do Ministério da Cultura e o prêmio Freitas Nobre de pesquisa em Comunicação ao estudar os modos como o fotojornalismo retrata lendas gaúchas.

No mestrado (UFSC 2011-2013), estudou a cobertura de mitos e lendas pelo jornalismo paraguaio. Atualmente coleciona sacis por São Leopoldo e na região da grande Porto Alegre, onde visita escolas, ministra palestras e cursos sobre folclore, podcast e ficção folclórica.

Com o blog, espera unir duas paixões, jornalismo e folclore, mostrando a relevância social destes temas muitas vezes ignorados pela imprensa tradicional. Ainda como iniciativa de divulgação folclórica, produziu uma temporada inteira do podcast Popularium, abordando em cada programa mitos brasileiros em profundidade.

No campo da ficção, é autor e organizador da antologia de contos Mitos Modernos e Mitos de Origem, do Portal Mitografias, vencedora do prêmio Le Blanc da UFRJ como melhor antologia de FC, Fantasia e Terror do Brasil em 2017. Recentemente começou a postar contos de inspiração folclórica no Watpadd. No audiovisual, escreveu, dirigiu e editou dois curtas-metragens inspiradas no universo lendário: Enterros (2015) e O Colecionador de Sacis (2016).

Estreou em 2017 um novo projeto: a série de ensaios artísticos Folclore Nu – Desnudando a Cultura Brasileira, onde cada ensaio traz uma experiência estética diferenciada sobre os mitos brasileiros, acompanhadas de legendas que explicam mais sobre cada criatura.

Andriolli também é coordenador da Mostra Curta Saci, com um circuito de filmes, palestra e contação de histórias que podem ser destinadas ao público infantil ou adulto. Em 2018 estreia uma oficina de Introdução à Ficção Folclórica, voltada para jovens. Faz ainda apresentações e palestras em escolas e universidades, e trabalha com consultoria folclórica para obras culturais. Mais informações aqui.

Contato: andriolli_costa@hotmail.com.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s