A Cobertura do Invisível – Palestra aborda erros e acertos no trato de mitos e lendas pelo jornalismo

Por Andriolli Costa

A convite da professora Tamires Coêlho, da UFMT, tive a oportunidade de apresentar a palestra A Cobertura do Invisível: Erros e acertos na cobertura de mitos e lendas pela mídia. Acompanharam alunos das graduações em jornalismo, rádio, cinema e publicidade, bem como alguns professores da casa.

Essa palestra vem do desejo e da organização de observações que reúno desde a conclusão de meu mestrado na UFSC, em 2013, quando estudei a cobertura de mitos e lendas pelo jornalismo. De lá para cá o trabalho só se refinou, e pude falar aos alunos não apenas de imprensa, mas também de foto e vídeo. O objetivo não era apontar o dedo para o mercado, mas identificar soluções e despertar sensibilidades que certamente atravessam todo o fazer midiático – e não apenas o ligado a cultura popular.

Interessante que boa parte da discussão que se seguiu foi voltada para duvidas entre os elementos que ligavam ou distinguiam folclore e religião. E por que algumas religiões – e seus manifestações culturais – são impassíveis de crítica pela mídia, enquanto outras são sub-representadas nas  páginas dos jornais.

Toda a cobertura da minha apresentação foi feita pelos alunos da TOCA – Agência Experimental de Comunicação, coordenada pela professora Pâmela Sanders Craveiro. Desde as fotos até uma entrevista super bacana produzida em estúdio. Agradeço a todos pela oportunidade. E que esta seja apenas a primeira de muitas!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s