Colecionador de Sacis na Escola Estadual Leopolda Barnewitz

21755127_10209095079488365_829622056_o

Coordenando o assovio da turma

Por Andriolli Costa

A semana do folclore já havia passado, mas o encantamento permanece. No dia 28 de agosto deste ano, estive na Escola Estadual Leopolda Barnewitz, em Porto Alegre, para uma apresentação muito especial. Eu teria uma hora para apresentar meu curta-metragem, o Colecionador de Sacis, e falar um pouco da minha história com o duende brasileiro.

A apresentação foi muito marcante porque até então eu só havia trabalhado com dois públicos: adultos, com quem posso pesar a mão em referências, discussões sobre identidade e simbolismo; e crianças, quando a teoria dá lugar a contação de histórias e a experiência sensorial.

Já na escola, a proposta era diferente: apresentar para um grupo de 30-40 alunos do 5º ao 7º ano. Adolescentes que variavam dos 11 aos 13 anos de idade. Pode não parecer, mas para quem lida com crianças esse é um público muito distinto. Os jovens tem muita energia, te desafiam o tempo todo e exigem uma abordagem muito direcionada: lúdico, sim, mas sem cair para o infantil.

O resultado foi extremamente divertido! O filme rendeu várias perguntas, tanto sobre ele quanto sobre os personagens. Os alunos queriam saber como o saci tinha perdido a perna, como ele era preso, o que ele fazia e, principalmente, se ele realmente existia. Trouxe também a questão do medo, especialmente em histórias de terror, falando de contos e filmes em que mitos brasileiros viram tema de assombro. No final, dando uma de maestro, coordenei os coral de assobios no grande exercício de chamar saci, que rendeu a foto que abre a postagem. Viva o saci!

Quer uma apresentação na sua escola? Ou uma mostra completa de curta-metragens folclóricos? Confira aqui!

21754978_10209095079248359_531345044_o

Eu com a vice-diretora da manhã Alisandra Batisttel e a vice-diretora da tarde Patricia Morini

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s