Morre Ornelas Filho, ator que participou da Sacizada

Por Andriolli Costa

Faleceu vítima de câncer nesta quarta-feira (4) o ator Ornelas Filho. Aos 61, ele, que não tinha uma perna, passou boa parte deles representando o Saci em shows, circos e clubes. Uma de suas últimas grandes participações midiáticas foi em uma brincadeira promovida pelo jornal Extra, quando respondia perguntas sobre a surreal situação política brasileira.

Diferente do anunciado em tantos sites de notícias, Ornelas não foi intérprete do Saci Pererê na primeira adaptação televisiva do Sítio do Picapau Amarelo, que foi ao ar de 1977a 1986. Ele interpretou uma outra versão do duende brasileiro, num episódio marcante chamado “A Sacizada”, no qual diversos sacis apareciam no Sítio trazendo muita anarquia.

Curiosamente falamos da Sacizada no podcast que foi ao ar na quarta a noite, uma entrevista com o ator que viveu o Pererê, Romeu Evaristo. Era ele quem interpretava o saci protagonista, enquanto Genivaldo dos Santos – que também não tinha uma perna – o interpretava de corpo. Marco da série, a Sacizada foi ao ar em abril de 1980, com texto de Sylvan Poezzo.

Fica aqui nossa homenagem a Ornelas, especialmente ao reconhecê-lo pelo seu trabalho, e condolências à família.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s