O Saci na Cidade de Deus

Por Andriolli Costa

O mais famoso duende brasileiro marca presença em uma das HQs da coletânea “Cidade de Deus – 50 anos”. A produção independente, produzida em 2016 e publicada no ano seguinte, contou histórias dos moradores do local ilustradas por artistas de todo o Brasil. Entretanto, foi a artista plástica Rosalina Brito quem escreveu e ilustrou sua própria história.

Nascida no Espírito Santo, Rosalina chegou com sua família na Cidade de Deus com uma mudança feita de urgência em cima de um caminhão de lixo. Seus pais foram mais um exemplo das famílias que perderam tudo na notória enchente de 9 de janeiro de 1966, que deixou mais de 200 mortos e 30 mil desalojados no Rio de Janeiro.

Da mudança do antigo lar, Rosalina conta que o que mais lhe fazia falta era das mangas que comia num quintal onde, diziam, vivia um saci.

Diante da calamidade, o Estado optou por alojar os desabrigados na recém-construída Cidade de Deus. O bairro, planejado inicialmente para abrigar os trabalhadores que atenderiam a Barra da Tijuca, foi ocupado a partir de um plano emergencial pela população proveniente de 63 comunidades.

Clique para ver maior

A falta de planejamento ligado ao abandono estatal fez com que os anos iniciais da Cidade de Deus fossem tomados pela violência e pelo tráfico, e isso é manifesto nas lembranças de criança que Rosalina escreve em sua história. A cada tragédia que se seguia, cada sofrimento novo, ela dizia saber de quem era a culpa: era do saci!

Só podia ser. Na certa que estava se vingando das mangas roubadas. “Era tanta maldade, tanta desgraça que eu não sabia que era o próprio ser humano que fazia tais coisas”, escreve a artista.

Ainda em 2017, numa oficina de escultura, Rosalina deu forma ao saci que a acompanhou na infância, fazendo as pazes com o duende e enfrentando com o lúdico os desafios do cotidiano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s