[Clipping] ‘Pega saci’: aprenda a brincadeira mais famosa do Dia do Saci

dia_do_saci_folcore_cultura

Publicado no Catraca Livre
em 27/10/2016

Ele usa gorro vermelho, está sempre de cachimbo na boca, tem um sorriso irônico inconfundível e é perneta. Estamos falando do Saci Pererê. Diz a lenda que os sacis nascem nos nós dos bambuzais e, depois que morrem, viram orelha-de-pau. Quem não gosta de ouvir histórias dessa criatura fantástica da cultura popular brasileira? A brincadeira de capturar esse personagem de uma perna só em uma garrafa de vidro é tradição no mês de outubro, e pode ser uma boa forma de estimular nos pequenos o interesse pelo folclore e os mitos brasileiros.

Para comemorar o Dia do Saci, celebrado todo dia 31 de outubro, o Catraquinha convidou o projeto socioeducativo ‘Espaço de Leitura’ para criar um roteiro de ‘caça ao saci’. Confira as dicas do educador Rafael Ribeiro Lucio e inspire-se para montar a sua própria ‘Expedição de Observação de Sacis’ em casa.

Quer encontrar um saci?
Antes de contar as formas de se capturar um saci, é importante lembrar que existem muitas espécies deles. O saciólogo Mouzar Benedito, consultor do Espaço de Leitura, relata que são mais de 300 espécies catalogadas.

Os mais comuns são o saci-pererê e o saci-trique. Os primeiros são mais encontrados nas cozinhas das casas e nas ruas, tendo se adaptado muito bem à vida urbana e todo mundo sabe como é: negro, de uma perna só, usa gorro vermelho e pita cachimbo. Chega a 70 cm de altura.

Já o saci-trique prefere habitar ambientes arborizados, praças, parques, florestas. Faz um barulho que lembra um graveto seco quebrando. Alguns acham que ele faz esse som com a boca.

Até o momento, não foi comprovada a captura de um saci-pererê dentro de casa, mas vamos dar um dica para conseguir desfazer suas traquinagens. Uma comida que ficou muito salgada, chaves e outros objetos que parecem se esconder e ruídos estranhos são algumas das coisas que os sacis gostam de fazer.

Se você precisar encontrar algo, dê três nós em um barbante. Isso vai impedir o saci de fazer xixi e, seguramente, ele vai devolver logo o que você está procurando.

folclore_brasileiro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s