Mãe do Ouro – Lucília Garcez

991081

Por Andriolli Costa

Escrito por Lucília Garcez, com ilustrações de Jô Oliveira, Mãe do Ouro (2005, ed. Scipione) faz parte da coleção “Do Arco da Velha”um conjunto de livros infantis que reconta lendas e contos populares. Na obra de apenas 24 páginas a autora constrói, com base em alguma pesquisa, uma origem para o mito da Mãe do Ouro.

26694563_10209777858997426_986980250_n.jpgNa narrativa canônica do mito – isto é, no que comumente se conta sobre ele, não há exatamente uma origem para o ser. Trata-se de um espírito ou ser de luz que aparece na forma de uma bola de fogo que chispa no ar indicando o local onde um tesouro está escondido. Mas não se pode desagradá-la, caso contrário a Mãe do Ouro move a fortuna para outro lugar.

Lucília conta a história de dois negros escravizados que conseguem escapar para um quilombo no coração do Brasil. O protagonista Januário deixa então sua esposa na segurança de seus irmãos e parte para o Centro-Oeste. Lá havia a promessa de riqueza nos garimpos, sinônimo de segurança para sua família. No entanto, há também o sofrimento e os desafios que a própria natureza impõe. O homem encontra ouro, mas adoece e morre sem nunca poder contar a localização para sua família ou amigos.

É assim que surge a Mãe do Ouro, como um espírito que protege o ouro de Januário dos desconhecidos – por vezes inclusive os atraindo para a morte. E assim ela permanecerá, em guarda eterna, até que descendentes de Januário apareçam para reclamá-lo. Uma solução curiosa. Vale para as crianças, é um texto bem simples.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s