[Resenha] A Volta do Saci

eliasUltimamente ando perambulando bastante pela Amazon usando o Kindle Unlimited. Com este serviço, é possível baixar uma série de publicações no site gratuitamente, e estou aproveitando para consultar toda a produção independente sobre folclore.

Um deles foi A Volta do Saci, de Elias Cazoni. Um conto curto sobre um menino da cidade, bastante inteligente, que sempre que vai para a fazenda resolve pregar uma peça no povo “ignorando” do lugar. Para isso, ele faz uma muleta com um longo prego na ponta – para não deixar marca – e deixa uma trilha de pegadas em um pé só, imitando o Saci Pererê.
O trabalho não é exatamente mal escrito, mas tem coisas que incomodam. O narrador onisciente, por exemplo, as vezes se mistura com um narrador subjetivo do personagem no mesmo parágrafo. A motivação do personagem também é muito inconstante, e quando aparece o pai na história ele parece mudar totalmente.

Coisas como o grito “paaaai, paaaai”, com as vogais alongadas (e saindo do narrador onisciente) também demonstram pouco apuro literário. E o final do conto acaba sendo previsível e óbvio. Enfim, problemas técnicos que não deixam o trabalho ser mais do que mediano.Nota 3/5.

Confira o conto aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s