[Clipping] Folclore e língua portuguesa são temas de jogo educativo

unnamed

Publicado originalmente em MaxPressNet

O folclore nacional poderá ser explorado nas salas de aula com o lançamento do grupo Ludo Educativo. O jogo Na Trilha do Saci é um objeto educacional que promove o conhecimento sobre diversos personagens, como Curupira, Boitatá e Caipora. Para conseguir completá-lo, o jogador terá que utilizar seus conhecimentos sobre o uso correto dos quatro “porquês” da língua portuguesa.

No game, o jogador deve empregar o uso correto do “porquê” para coletar todos os itens dos personagens do folclore brasileiro e descobrir mais sobre cada um deles. “A língua portuguesa não é particularmente simples. Notamos que diversas pessoas faixas etárias distintas usam os “porquês” de maneira incorreta, surgiu daí a ideia base da mecânica do jogo”, explicou o coordenador de desenvolvimento do grupo, Gabriel Lima.

O Currículo do estado de São Paulo prevê o conteúdo do jogo para o 6º ano do ensino fundamental. Na Trilha do Saci é recomendado para os jovens entre 12 e 13 anos. “O professor pode aplicar o jogo para consolidar o conteúdo ensinado em sala de aula. É indicado que ele seja aplicado na sequência ou entre as aulas em que os alunos veem o uso dos ‘porquês’. Durante a atividade, o professor pode ajudar o aluno mostrando, com o jogo, os conceitos vistos em sala de aula, isto é, em quais estruturas de frase cada ‘porquê’ se encaixa”, sugeriu Lima.

A coordenadora pedagógica do Ludo, Marília Faustino, explica que além do professor de língua portuguesa, o de artes também pode utilizar as referências trazidas pelo jogo para trabalhar a cultura e folclore brasileiro. “O Ludo produz jogos que podem ser utilizados em diferentes disciplinas curriculares e que não fiquem desinteressantes o o público”.

O jogo pode ser acessado aqui e também em versão para Android e iOS para smartphones.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s