[Clipping] Presidente da Argentina adota afilhado judeu para que ele não se transforme em lobisomem

Publicado originalmente em The Independant (2014)

BUENOS AIRES – A presidente da Argentina, Christina Kirchner, passou a ter um jovem judeu como seu afilhado para impedi-lo de se transformar em lobisomem.

Ela se reuniu com Yair Tawil e sua família em seu gabinete na semana passada, para marcar a cerimônia incomum, que remonta mais de 100 anos.

Segundo o folclore argentino, o sétimo filho nascido de uma família se transforma no temido “el lobison”.

A criatura, passa a mostrar sua verdadeira natureza na primeira sexta-feira depois do aniversário de 13 anos, diz a lenda. Com isso, ele passa a se transformar num demônio à meia-noite de cada lua cheia, condenado a caçar e matar antes de retornar à forma humana.

O medo do lobisomem era tão grande na Argentina do século XIX, que algumas famílias abandonavam ou até mesmo assassinavam seus meninos – uma atrocidade que levou à inusitada adoção presidencial, com o objetivo de interromper o estigma mortal.

A partir de 1907, a tradição foi formalmente criada por um decreto assinado por Juan Domingo Perón, que também estendeu a prática para os bebês.

Sétimos filhos ou filhas – agora muito mais raros que 100 anos atrás – ganham o presidente como seu padrinho oficial, bem como uma medalha de ouro e bolsa de estudos de ensino integral.

Kirchner disse que Yair é o primeiro menino judeu a ser adotado, já que a tradição só era aplicada a crianças católicas até 2009.

Ela descreveu seu encontro com ele e sua família em 23 de dezembro como um “momento mágico”.

Chamando o Tawils uma “família maravilhosa”, ela descreveu Yair como “um doce” e apelidou sua mãe de “Rainha Ester”.

Shlomo e Nehama Tawil, pais de sete meninos, tinham escrito uma carta à presidente em 1993 e conseguiram o que queriam este ano. Eles participaram da cerimônia com seu filho e três de seus irmãos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s