
Por Andriolli Costa
Curitiba – Em cerimônia realizada durante o 40º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, tive a alegria de receber o 1ª lugar no prêmio Freitas Nobre, que consagra artigos apresentados por estudantes de doutorado no ano anterior.
O artigo premiado foi O Retrato da Lenda – Fotojornalismo e mistério no imaginário farroupilha, Um trabalho que busca investigar o simbólico nas fotos de capa de uma série de reportagens publicadas pelo Zero Hora em 2014 por ocasião da Semana Farroupilha – uma data extremamente importante para o povo gaúcho, e um período no qual as discussões sobre folclore regional ganham as páginas da imprensa.
Receber este prêmio foi um momento muito especial. Não só pelo reconhecimento do meu próprio trabalho, mas especialmente pelo reconhecimento do próprio tema. Em minha apresentação aos jurados e também no discurso final, agradeci a oportunidade de reivindicar cidadania acadêmica a este tema que é tão ignorado pela universidade.
Folclore, mitologia, imaginário são temáticas cercadas de desconfiança e até mesmo desprezo pelas linhas mais clássicas. Ainda assim insistimos. Perseguimos o mito, buscamos sua revelação. O resultado está aí.
O artigo vencedor, junto aos dos demais finalistas, será retrabalhado e publicado em um livro a ser lançado no ano que vem. Mas você pode ler sua versão preliminar aqui. Veja a apresentação do artigo aqui,