Andriolli Costa – Criador
Andriolli Costa (MS) é pesquisador de cultura brasileira há 15 anos. Desde 2015 trabalha com divulgação folclórica no site O Colecionador de Sacis e em seus podcasts. Com pós-doutorado em Critica Cultural pela UNEB, é escritor, roteirista, contador de histórias e também consultor. Trabalhou em livros, peças de teatro e nas séries de TV “Mitos Vivos” (Render Brasil, MS), “Na Raiz dos Festejos” (Gavulino Filmes, CE) e na segunda temporada de Cidade Invisível (Pródigo Filmes).
Obras de destaque: Colecionador de Sacis (site), O Colecionador de Sacis e outros contos folclóricos (e-book, 2020), Poranduba (podcast), Raízes – Um filme sobre colecionar sacis (documentário, 2020).
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Youtube

André Vazzios – Diretor de Arte
André Vazzios é artista gráfico há mais de duas décadas em São Paulo. Ficou conhecido com seus trabalhos para o RPG Tormenta e a HQ Holy Avenger. Atualmente gerencia seu próprio Estúdio, o Ampla Arena, e é Arte Educador em Character Design, Pintura Digital e Storyboards no Projeto Centro de Formação Audiovisual CAV. Este não é o primeiro cardgame em que se envolve; nos anos 1990 Vazzios fez ilustrações para “Arquivos Secretos – O Confronto” lançado pela Editora Abril e, nos anos 2000, para “Mitomania” e “Dracomania” que vinham nos salgadinhos da Elma Chips.
Obras de destaque (Autorais): Tuhú e o Andarilho do Tempo; Tita, SketchBook Coda.
Redes Sociais: Instagram | Twitter | Facebook | Youtube

Leonardo Tremeschin – Webdesigner

Leonardo trabalha como editor de audio e vídeo, e webdesigner. Pesquisador de mitologias e lendas do mundo todo. Tem especialização em Mitologia Comparada, e criou o Mitografias, um projeto de divulgação de mitologias e lendas, onde produz conteúdo para Youtube, e o podcast Papo Lendário, o primeiro podcast brasileiro sobre o tema.
Obras de destaque: Trilogia Mitografias (E-books, 2017-2019), Papo Lendário (podcast).
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Ilustradores Convidados
Anderson Awvas


Ilustrador e designer carioca, é autor de quadrinhos independentes e criador do projeto “Folclore BR: Uma nova visão’; onde produz conteúdos sobre a cultura brasileira através de vídeos, blog e podcast. Fez parte do time de criação das Cerimônias Olímpicas Rio 2016 e atualmente atua como freelancer na área de ilustração.
Cartas: Boitatá, Mestre Cascudo
Obras de destaque: Eu sou Caipora (Animação, 2022), FolcloreBR
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Augusto Figliaggi


Formato em Artes Visuais, é Ilustrador, contador de histórias e palhaço. Produz trabalhos constantes em parceria com o ltaú Cultural. Augusto é autor, entre outras obras, da HQ “O Legado do Ma/azar” /2019) e Paiaguás-Donos do Rio /2011 ).
Cartas: Peão de Comitiva
Obras de destaque: O Legado do Mal Azar (2019).
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Bruna Andrade


Ilustradora e designer pernambucana criadora da HQ “Gatos Pingados”. Atualmente reside em Olinda, terra do carnaval dos ursos.
Cartas: La Ursa
Obras de destaque: Gatos Pingados (HQ, 2020)
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Bruno Brunelli


Ilustrador paulista, é designer desde 2007 e macumbeiro de Oxóssi desde sempre. Como quadrinista independente, seus principais trabalhos são: “Veludo dos 9 Infernos”, “Zé”, as coletâneas “Pândega” e “Histórias para (não) dormir”, e o projeto “Pontos Ilustrados” – obra que tem como objetivo transformar os pontos cantados e os contos das giras em história em quadrinhos; e que foi também indicada como finalista no Troféu HQMix 2019 na categoria Arte Final.
Cartas: Benzedeira, Espada de São Jorge
Obras de destaque: Pontos Ilustrados
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Caique Pituba


Ilustrador e designer baiano com mais de 10 anos na profissão, atendendo clientes de todo Brasil. Fascinado pela arte de ensinar, diretamente do Sertão da Bahia, busca nas referências à sua volta inspiração para seu estilo original e cheio de personalidade.
Cartas: Capoeirista, Mestre Carneiro
Obras de destaque: Farras Fantásticas (capa do livro, 2021).
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Caio Oliveira


Quadrinista natural de Piripiri, no Piauí. É criador da página de tirinhas Cantinho do Caio. Já publicou uma série de coletâneas das suas ilustras via financiamento coletivo.
Cartas: Chá de Jasmim
Obras de destaque: Cantinho do Caiô
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Camila Raposa
Ilustradora gaúcha formada em Artes visuais pela UFPel. Trabalhou em diversos projetos, de design de personagens, história em quadrinhos, livors ilustrados e estamparias. Foi responsável pelos videos do YouTube da Koralle Materiais Artísticos, foi capa do catálogo da Pentel Brasil 2019-2020 e 2021-2022 e embaixadora do Caderno Inteligente, ciclo 9 e 10.
Cartas: Gaiteira
Obras de destaque: Lendas do Sul – Edição Ilustrada (UFRGS, 2018).
Redes Sociais: Instagram | Twitch

Cezar Berjê


Cezar Berger ou Berje, nascido e criado na cidade de Guararema, é designer de marcas e ilustrador. Sempre apaixonado por histórias, foi quem ilustrou o livro Abecedário de Personagens do Folclore Brasileiro, além de ter dedicado seu trabalho autoral a criar mundos imaginários e lúdicos. Apaixonado por livros de fantasia, jogos, tarot e artes visuais.
Cartas: Mestre do jogo da espada, Enterros e Botijas, Sétima Maria, Lobisomem Touro, Ninho de Mafagafos
Obras de destaque: Abecedário de personagens do folclore brasileiro (livro, 2017).
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Daniel Brás


Daniel Brás é um artista visual que atua pela valorização da natureza, autoconhecimento e da cultura brasileira na contação de histórias em narrativas gráficas, utilizando linguagens como a ilustração, o design, a fotografia e a dança. É brincante da cultura popular, atuando no Moçambique e Folia de Reis com o Mestre Ronnie e no Grupo Ana Zito de Danças Brasileiras com a mestra Ana Maria Carvalho. Autor da página “Tabloide HQ” com Rogério Faria, do artbook “Folktober” e do quadrinho “Beabá”, um dos indicados ao Prêmio HQ Mix 2017 de “Melhor Publicação Infantil”. Idealizador do GAS – Grupo de Artes Sequenciais. O Quadrinho “Eu Elemental” é seu trabalho de conclusão de curso em Design Gráfico, formado na UNESP.
Cartas: Disputa de Bafo, Águas de Itororó, Chamado Misterioso, Purrinha, Despertar de João.
Obras de destaque: Eu Elemental (HQ, 2022), Folktober (Sketchbook, 2017).
Redes Sociais: Instagram

Dante Luiz


Dante Luiz é ilustrador catarinense com carreira especialmente no exterior. Diretor de arte da revista Strange Horizons, trabalhou ainda nas artes da graphic novel CREMA e em antologias como Wayward Kindred, Mañana e Shout Out.
Cartas: Rendeira.
Obras de destaque: Crema (HQ, 2020), Strange Horizons
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Doug “Reticolo” Nogueira


Mineiro radicado no interior de São Paulo, desde criança é apaixonado por arte e cultura. Formado em Design, encontrou em uma paixão antiga: contar histórias, o seu objetivo de vida. Ama criar criaturas inexistentes, falar sobre folclore, música, pintar e estudar sobre ilustração e arte. Apaixonado desde criança por universos fantasiosos, sempre dá um jeito de colocar um pouco de magia em suas criações.
Cartas: Mamulengo
Obras de destaque: Acalantopia (2022)
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Edgard Santo Moretti


Artista Plástico formado pela Faculdade de Belas Artes de SP. Comendador conferido pela Ordem do Mérito Artístico e Cultural -UNAP.
Cartas: Mestra Inezita
Obras de destaque: Exposição Modernistas em Quadrinhos.
Redes Sociais: Facebook

Hugo Canuto


Arquiteto, ilustrador e quadrinista baiano. Busca expressar através do seu trabalho a relação entre arte, culturas e mitos do Brasil e América Latina. Publicou o álbum Contos dos Orixás (120 páginas, 2019) que adapta as grandes histórias da cultura Yorubá e sua descendência para a linguagem dos quadrinhos, vencedor do prêmio angelo Agostini como melhor lançamento e indicado entre os finalistas ao prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos. Atualmente desenvolve o projeto “A Canção de Mayrube” e o segundo volume da série Contos dos Orixás.
Cartas: Saci Pererê
Obras de destaque: Contos dos Orixás (HQ, 2019).
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Ikarow


Ikarow é ilustrador, quadrinista, roteirista e colorista brasiliense, apaixonado por filmes de horror e pelas lendas do folclore brasileiro. Em 2015 lançou seu primeiro quadrinho, a webcomic RIO NEGRO – o Horror habita no coração da amazônia – inspirada em fatos reais, mitos indígenas e no autor americano H.P. Lovecraft. O projeto foi publicado originalmente na revista húngara Black Aether.
Cartas: Curucucu
Obras de destaque: Rio Negro (HQ, 2016), A Bruxa (HQ, 2017), O Monstro (HQ, 2018)
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Karl Felippe


Karl Felippe alterna entre materiais e estilos quando está em sua persona de artista plástico, e quando não está trabalhando em desenhos e esculturas, ele tenta ficar fora do radar das sociedades secretas que podem ou não ter grande influência da cidade em que vive. Ele conversa através de verbetes de enciclopédia e filtra informações recebidas através de uma grade de referências formada quase exclusivamente de ficção e histórias de pessoas que já morreram. As vezes ele escreve uma coisa ou outra. É Comendador da Ordem da Jarreteira do Conselho SteamPunk por ter sido uma das figuras chave na fundação do Conselho SteamPunk. Sua base de operações é São Paulo (SP).
Cartas: Romãozinho
Obras de destaque: Fantástico Brasileiro: O insólito literário do romantismo ao fantasismo (capa do livro, 2020)
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Levi Gama


Ilustrador, quadrinista e roteirista de Parintins/AM. Coordena o Estúdio Buriti. Trabalha especialmente com histórias e mitos indígenas da Amazônia, também um mural intitulado. Seu trabalho mais recente é o mural Boriwi Mundo dos Falecidos e atualmente trabalha no projeto Poronga : Uma luz sobre as memórias.
Cartas: Tacacá
Obras de destaque: Contos do Mato (HQ, 2020), Contos do Mato 2 (HQ, 2022).
Redes Sociais: Instagram

Lorena Herrero (HET)


Ilustradora e designer, desenvolve desde 2017 projetos de divulgação folclórica na página Het the Pumpking. É autora do Guia Brasileiro de Monstros, série com mais de 80 ilustrações sobre mitos, lendas e personagens de contos populares nacionais. Atualmente produz a webcomic Sétimos Filhos.
Cartas: Palhaço de Folia
Obras de destaque: Sétimos Filhos (HQ, 2022).
Redes Sociais: Instagram | Twitter

Mayara Lista
Mestrando em design, quadrinista e ilustradora carioca, gosta de transitar da arte tradicional em papel até o vetor digital. Atuou, anteriormente, no Copa Studio. Realiza trabalhos de ilustração, animação, design de personagem, desenvolvimento visual, história em quadrinhos e publicações editoriais.
Cartas: Bate-Bola, Feijoada
Obras de destaque: Naruna (HQ, 2018), Bate-Boletes (HQ, 2019).
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Nilberto Jorge


Bacharel em design e proprietário de uma escola e estúdio, este artista manauara trabalha especialmente com quadrinhos e publicidade, tendo atendido já grandes empresas como DC Comics e AdultSwim, criando cards colecionáveis. Entre os trabalhos recentes, está a releitura de mitos amazônidas no contexto urbano.
Cartas: Boto Rosa, Boto Tucuxi, Parteira.
Obras de destaque: Causos de Visagens para Crianças Maluvidas
Redes Sociais: Facebook | Instagram | |Twitter

Otoniel Oliveira


Quadrinista, animador e diretor do estúdio de animação Iluminuras, Otoniel nasceu no Amapá, mas tem vasta carreira no Pará. É um dos criadores da animação lcamiabas na Cidade Amazônia. Em sua produção, destaca-se sua dissertação de mestrado, em que produziu uma etnografia em quadrinhos com o povo Tembé-Tenetehara.
Cartas: Caipora, Oferta de Fumo
Obras de destaque: Icamiabas na Cidade Amazônia
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Pamela Zorn Vianna


Formada em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio grande do Sul (UFRGS) e pela Universidade de Évora, Portugal. Na sua exposição Entre Lugares, Pâmela traz à tona a noção de pertencimento, acerca do lugar do seu corpo mestiço/negro de pele clara representado, provocando uma tensão no conceito de raça. Seu trabalho circula entre pintura acrílica, fotografia e desenho, imagem e palavra, além de diferentes tratamentos pictóricos
Cartas: Mula sem Cabeça
Obras de destaque: Lendas do Sul – Edição Ilustrada (UFRGS, 2018); Exposição “Entre Lugares“
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Rafael Limaverde


Nascido em Belém PA, em 1976, naturalizado cearense, ilustrador, curador, pesquisador, documentarista, grafiteiro, chargista, cartunista e xilogravurista. Formado em Artes Visuais pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) no ano de 2005 .
Cartas: Arranca-Línguas, Serpente Adormecida, Canto da Iara, Perna para que te quero, Desafio do Repente.
Obras de destaque: Bestiário Nordestino
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Roberta Cirne


Quadrinista e ilustradora pernambucana, Roberta publica desde 2005, tenda mais de 20 obras lá lançadas. Criadora do projeto Sombras do Recife, inspira-se nos casos insólitos da capital assombrada. Foi a criadora do Tarô do Folclore Brasileiro e lançou, também por financiamento coletivo, Sombras do Recife em versão HQ.
Cartas: Caboclo D’água, Carranca
Obras de destaque: Sombras do Recife Vol 1- A Presença Dela, Tarô do Folclore
Redes Sociais: Facebook | Instagram

Thiago Vaz


Thiago Vaz é artista visual e arte-educador nascido na Bahia, mas com carreira desenvolvida nas cidades da região metropolitana de São Paulo. m seu trabalho existe um recorte especial sobre a arte urbana: graffiti e street art; com pesquisa sobre os modos de ocupação com arte nos espaços públicos: zonas e territórios. Foi o criador do Saci Urbano, personagem que marcou as ruas da capital paulista.
Cartas: Saci Urbano
Obras de destaque: Saci Urbano
Redes Sociais: Facebook | Instagram | Twitter

Vitor Wiedergrün


Vitor Wiedergrün é ilustrador, colorista e quadrinista. É graduado em Design Gráfico, pela Universidade Federal De Pelotas (UFPEL). Foi criador do projeto de ilustrações Cyberagreste.
Cartas: Negrinho do Pastoreio
Obras de destaque: Cyberagreste (ilustrações).
Redes Sociais: Facebook

Waldeir Brito


Ilustrador maranhense com trabalho focado em fantasia e cultura regional. Realizou exposições de uma série de desenhos baseados no bumba meu boi do Maranhão. Ilustrou baralhos completos de tarô e, recentemente, começou no mundo das webcomics com a história de um motorista sensitivo.
Cartas: Miolo de Boi, Boi da Cara Preta
Obras de destaque: Tarô Maranhense,
Redes Sociais: Instagram | Twitter



Pingback: Financiamento Coletivo: Cartas de Cultura – RPG News·