Saci veste capa de super-herói em projetos de HQs

heroisplacar

A ligação entre futebol e super-heróis não vem de hoje. Os mascotes dos times, personificações da equipe, volta e meia são estilizados em ilustrações menos infantis – como em tatuagens ou peças publicitárias. No entanto, houve tentativas efetivas de adaptar os mascotes para o mundo dos quadrinhos. E como desde 1940 o Saci é o mascote do Internacional de Porto Alegre, volta e meia vemos sacis heróis por aí.

A mais recente delas foi o Guerreiro Vermelho. A imagem do herói saci com sua perna metálica circulou bastante pelas redes, no hype do lançamento de sua HQ exclusiva para sócios do Internacional de Porto Alegre. No traço de Geraldo Borges e com roteiros do vocalista do Nenhum de Nós, Thedy Corrêa, o herói estreou em sua primeira edição em 2012, na HQ Saci, Escurinho e Cia. Infelizmente o projeto durou apenas até o próximo número.

Ainda assim, o Guerreiro Vermelho foi mais bem-sucedido que outras iniciativas semelhantes nos anos 90, que nem chegaram a sair do papel. Em 1995, a Revista Placar tentou emplacar novas ideias para os mascotes das equipes. Era o auge da Image Comics, conhecida pelo abuso do conjunto de músculos, lâminas e apetrechos tecnológicos e os personagens seguiam todos essa linha.

Foi assim que surgiu o Colorado do Espaço – criação de Libero Malavoglia e Donizete Amorim. Era um saci com o corpo robótico na forma de um redemoinho! A Editora Abril pretendia popularizá-los até que pudessem estrelar uma revista em quadrinhos própria, que se chamaria Cyberbol. Foram lançados vários pôsteres, fichas de personagem e até uma pequena HQ. Não vingou.

Roger Krux, em 1997, também fez sketches para os times de futebol a pedido da Editora Abril. Seu robô monopod deu um ar futurista ao mascote. Ele postou as fotos em seu Facebook, enquanto recuperava alguns trabalhos antigos.

E aí, qual seu saci herói favorito?

 

 

Anúncios

Uma resposta para “Saci veste capa de super-herói em projetos de HQs

  1. Pingback: Mascote brincalhão do Inter, Saci também é resistência | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s