Histórias sobre tesouros enterrados permeiam mitos e lendas do mundo inteiro, mas no Paraguai elas são especiais. As fortunas perdidas não apenas encantam os viventes com o sonho de riquezas prometidas, mas fazem parte da própria história e identidade do País. O lastro deste imaginário vem desde a colonização – quando os espanhóis buscavam a lendária El Dorado – se fortalece com a expulsão dos jesuítas no século 18 e ganha seu desenho atual na lenda de Plata Yvyguy: a crença de que existem toneladas de tesouros no subsolo paraguaio, escondidos durante a Guerra contra o Paraguai.
A crença na lenda é tão forte que ultrapassa as fronteiras do país, chegando também em diversas regiões de Mato Grosso do Sul. Foi esse caso, inclusive, que me inspirou a produzir em 2010 meu primeiro curta-metragens, Enterros, e que me levou ao mestrado para estudar justamente a cobertura de Plata Yvyguy (termo em guarani para Tesouro Enterrado) pelo jornalismo do país vizinho.
Na mesma época em que eu fazia Enterros, o escritor Paulo Alvarenga também lançava um curta sobre o assunto, em parceria com o diretor Marcelo Sampaio. O trabalho foi tão instigante que se tornou um projeto maior. Agora a dupla assina em conjunto seu primeiro longa-metragem, o documentário La Plata Yvyguy – Enterros e Guardados , contemplando todos os nomes pelos quais os tesouros ocultos são chamados na região. O trabalho foi filmado em 7 cidades, entre Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraguai. O longa já tem seu primeiro teaser é a qualidade é assombrosa! Confiram: