50 anos de Saci, o refrigerante da Coca Cola

Atlanta_coca_cola_saci.jpg

Por Andriolli Costa

Na década de 1960, alinhada às preocupações da época, a Coca Cola Company voltou os esforços de seus pesquisadores para o desenvolvimento de bebidas a base de proteína. A ideia era que, uma vez que refrigerantes tinha enorme popularidade, uma mudança na fórmula poderia colaborar para melhor nutrir a população.

Três iniciativas foram desenvolvidas na época visando os mercados emergentes com altos índices de subnutrição. O Tai,  o Samson e a primeira delas, lançada no Brasil, no dia 07 de fevereiro de 1968. Era Saci – o refrigerante poderoso. Segundo a divulgação da época, cada garrafa da bebida continha seis gramas de proteína. “Ou seja, 3 por cento por volume, a um nível que de acordo com os nutricionistas internacionais, pode oferecer uma valiosa contribuição ao problema da carência de proteínas na alimentação humana”.

Focar o marketing na suplementação se provou ineficiente, por isso logo a estratégia mudou para falar em energia e saúde. Por isso o garoto propaganda dos anúncios é sempre um rapaz musculoso, e nunca o duende perneta que a batizou. Ao que parece a escolha do nome se deu exclusivamente pela cor da bebida, buscando uma ligação afetiva com o público.

1966-Nutritional-Project-Coca-Cola.jpgA festa de lançamento no Saci no Brasil ocorreu na cidade de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, onde também o produto era fabricado. A cidade foi escolhida, esclarecem os jornais da época, devido à alta produção de soja. Afinal, o Saci apesar de vendido como refrigerante tinha como seus principais ingredientes o leite de soja como fonte de proteínas e o cacau para o sabor. Mais tarde foi lançada também a versão caramelo.

William Shurleff e Akiko Ayoagi, em History of Soybeans and Soyfoods in South America, apontam que o Saci era na verdade uma bebida leitosa não carbonada, algo como os Sucos Ades que tanto sucesso fizeram nos anos 2000. Só que em garrafas de vidro.

O sucesso esperado nunca chegou. Após três anos de comercialização, a produção do Saci foi interrompida, tendo circulado entre 1968 e 1971. Em 1970 o Samson teve outros níveis de sucesso quando lançado no Suriname e no México. Sua base era caseína, proteína do leite semelhante ao Whey. Não demorou muito para que surgisse na América Latina versões do Samson em e em barra.

6a00e39332d00988340120a52a9e94970c-800wiO Saci teve uma sobrevida no país em 1976, quando o governo brasileiro anunciou seu Programa de Alimentação do trabalhador. Ainda segundo Shurleff e Ayoagi, repetindo a estratégia adotada com o Samson, a Coca Cola Co. desenvolveu saci em pó para atender as especificações do governo. Inicialmente o produto estava disponível apenas no sabor chocolate, sendo posteriormente complementado pelos sabores mocha, morango e coco.

Para Neville Isdell, antigo CEO da Coca, o motivo do fracasso do Saci foi muito simples. Em seu livro Inside Coca-Cola: A CEO’s Life Story of Building the World’s Most Popular Brand ele descreve sua experiência ao acompanhar o lançamento do produto. Todos estavam empolgados com o que o Programa Nutricional da Coca poderia fazer, tanto é que o próprio Saci teve seu preço subsidiado no começo a espera do lucro. Não deu certo. “Tinha um gosto horrível, ninguém queria beber. Nós chegamos até mesmo a distribuí-lo para as escolas, mas mesmo quando era de graça ninguém o consumia”.

Teria sido o Saci um produto a frente do seu tempo? Ou uma soma de decisões equivocadas, desde o marketing até o sabor? Atualmente você pode encontrar uma garrafinha do Saci no World of Coca-Cola, em Atlanta, nos Estados Unidos.

 

 

5 Respostas para “50 anos de Saci, o refrigerante da Coca Cola

  1. Muito legal, me lembro muito bem, o de caramelo era o meu preferido. Pouca gente se lembra. Eu não gosto dos refrigerantes convencionais por causa do gás. Pra mim o saci era perfeito.

    Curtir

  2. Era muito legal , acabava de jogar uma pelada na rua passava uma kombi vendendo o produto geladinho, o meu preferido era o de caramelo, pois o de chocolate um tanto amargo porém gostoso também, até hoje procuro algo feito como aquele de caramelo mas só deram importância aos produtos com o chocolate , mas nada que lembre mais o sabor do caramelo.era inigualável .

    Curtir

  3. Talvez seja o Ovomaltine seja algo que lembre o de caramelo, mas nunca me seduziu como o Saci de caramelo, alguém me explique por favor o que substituiu aquilo?

    Curtir

  4. Olá pesquisei sobre o refrigerante saci de tanto ouvir clientes comentar bem que a Coca cola deveria produzir novamente.
    Por favor coca cola lança aí uma edição especial

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s