Exu e o Meme do Vestido

150226_SLATEST_TheDress-proof590.jpg.CROP.promo-mediumlarge

Por Andriolli Costa

Você provavelmente se lembra da peça acima. Do contrário, saiba que ela movimentou intermináveis discussões nas redes sociais em 2015. O “dressgate”, como alguns chamavam completou 3 anos esta semana, e girava em torno da grande inquietação: “qual a cor desse vestido”?

Uma imagem estourada sugeria que, ao diminuir o contraste, a roupa era amarela e dourada. Porém, ao aumentá-lo, ela poderia ser azul e preta. E na desimportância do resultado, muita gente bateu boca, trocaram ofensas ou debocharam da incapacidade do outro de ver a “resposta óbvia” à sua frente.

Este que parece ser um problema extremamente contemporâneo, daqueles usados para criticar gerações ou a futilidade das discussões na rede, tem espelhamento numa antiga história do povo Yorubá.

Dizem que havia dois fazendeiros que eram amigos há muitos e muitos anos, e que tinham suas propriedades uma ao lado da outra. Pois certo dia Exu resolveu lhes pregar uma peça. Passou a caminhar na fronteira entre as duas terras com um chapéu que de um lado era preto, do outro era branco.

– Viu o chapéu branco de Exu?
– Qual branco o quê, o chapéu é preto!

Não demorou muito para a confusão começar. O deboche virou irritação, a irritação virou ranço e os dois fazendeiros, agarrados às suas próprias certezas, romperam por fim a amizade.

Anúncios

2 Respostas para “Exu e o Meme do Vestido

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s