Para colecionar sacis em sala de aula

laura.jpg

Por Andriolli Costa

Tive a oportunidade de apresentar meu trabalho no Colecionador de Sacis para a turma do curso Tessituras: formação de mediadores para programas de leitura. Uma iniciativa da Câmara Rio-Grandense do Livro e do IFRS com apoio da Livraria Paulinas. Quem quiser pode conferir os slides da minha apresentação aqui.

Foi uma grande oportunidade de socializar conhecimento e mostrar que folclore brasileiro pode ser abordado com tranquilidade não apenas para os primeiros anos, mas também para as turmas de ensino médio. Em verdade, um trabalho contínuo de sensibilização seria fundamental. O que temos hoje é uma escola que fala de folclore até o terceiro ou quarto ano e depois este aluno nunca mais recebe esse conteúdo, o que gera um adulto sem relação afetiva com sua cultura popular. E como seria possível manter a tradição sem afeto?

laura-2

Foi possível falar também dos questionamentos frequentes que sempre recebo ao levar a divulgação folclórica para as salas de aula. Desde as religiosas, que vão demonizar todas as manifestações folclóricas como sendo opostas à ideia de um Deus uno até aqueles que acreditam que folclore é incompatível com um ensino científico e positivo. Ignoram que o conhecimento transmitido por este saber ancestral pode até não cair no vestibular, mas diz muito sobre o que nos torna humanos.

Negligenciar por tanto tempo esses saberes coletivos, este cimento social que nos une enquanto grupo e nos convida ao auto-reconhecimento a partir do outro outro, talvez tenha sido justamente o que nos levou a uma sociedade individualista que segrega e separa.

laura-3.jpg

Minha apresentação foi a abertura para a aula ministrada pelo companheiro Christopher Kastensmidt, autor da série multimídia A Bandeira do Elefante e da Arara, que falou sobre literatura fantástica e ficção científica em sala de aula – com grande foco na indicações de autores nacionais da primeira até a quarta onda dessa produção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s