Relembre os mitos brasileiros na novela Os Mutantes

 

mutantes-record_79a3be73567aafcab553bb5fd0c26475deb0e100

Por Andriolli Costa

Entre 2007 e 2009 a Record surpreendeu o público com telenovelas que levavam para o horário nobre referências aos filmes B de ficção científica, histórias em quadrinhos, mitologia e paranormalidade. A safra, capitaneada pelo diretor Tiago Santiago, começou com Caminhos do Coração, tendo sequência em Os Mutantes e, por fim, com Mutantes: Promessas de Amor.

Na trama, experiências genéticas criaram meta-humanos ao longo dos últimos 30 anos que manifestam os mais diversos poderes. Mas isso é apenas o começo. A história incorpora ainda dinossauros, alienígenas e até um reino de formigas.

Nesta grande salada de frutas da fantasia brasileira que a história se tornou, não havia como o folclore ficar de fora. E assim, na novela Os Mutantes de 2008, tivemos três personagens diretamente inspirados em mitos nacionais. Neste aniversário de 10 anos da telenovela, vamos lembrar como foram representados Curupira, Iara e Pisadeira na telinha.

Curupira
Animated GIF-downsized_large (2)

Nada de indiozinho. Nesta versão, o curupira é um rapaz branco e de olhos claros. Os cabelos ruivos entram em diálogo com sua versão clássica do folclore nacional, e os pés virados são os índices definitivos de sua relação com o original. Possuía poderes de distorção da realidade e controle animal.

Pisadeira

gif (7)

A velha bruxa Pisadeira aqui aparece numa versão bela e jovem. Possui telecinese, garras afiadas, invisibilidade e pode criar campos de força feitos de fogo. O detalhe interessante: seus pés são super pesados, e permitem que ela imobilize pessoas no chão ou crie mini tremores de terra.

Iara

Animated GIF-downsized_large (3)

Desta vez a caracterização está bem cuidadosa. A iara da série aparece nua e com traços indígenas. Se aproxima mais de uma sereia uma vez que vive no mar, e não nos rios. Possui respiração subaquática, canto hipnótico e capacidade de transformar suas pernas em cauda de peixe gigante. Ao final, despede-se dos amigos se transformando em água.

Bônus: Mula sem Cabeça

gif (8).gif

Diferente dos outros personagens que eram homens que sofreram mutação, a Mula sem Cabeça faz aparição especial na novela como uma ilusão criada pelo mutante Pesadelo. Logo que recebe um ataque, a criatura desaparece.

O legado Mutantes

Para quem tem saudades da série, o diretor produziu em 2017 uma webssérie para Youtube chamado Super Crianças que conta com a mesma estética… kitsch. Na trama, crianças recebem poderes de um alienígena do bem para salvar o mundo de uma invasão.

 

Anúncios

Uma resposta para “Relembre os mitos brasileiros na novela Os Mutantes

  1. Pingback: PORANDUBA 3 – Urbânia | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s