Folk ou Fake? A nova atração do Colecionador de Sacis no YouTube

Bem-vindos a este novo projeto do Colecionador de Sacis. Meu nome é Andriolli Costa, sou jornalista e pesquisador de folclore e imaginário há mais de 10 anos. Ao longo de todo esse tempo eu tenho visto uma imensa quantidade de desinformação publicada na internet que faz com que as pessoas realmente se confundam sobre o que é ficção e o que é cultura popular propriamente dita.

Isso é um grande problema por que faz parecer que no mundo do folclore, já que estamos trabalhando com oralidade, com contar histórias, então vale tudo. E não é bem assim. Folclore tem raiz, tem razão de ser, tem um lastro na nossa história e na nossa cultura que faz com que a gente possa se identificar com ele em profundidade.

Por isso eu resolvi criar essa nova atração no YouTube chamada “É FOLK OU FAKE?” E neste episódio vamos discutir sobre uma das histórias mais famosas da internet: a Iara guerreira. Será que essa história tem correspondência nos registros folclóricos? Ou é apenas um conto que viralizou? Descubra no vídeo acima!

Se gostou do conteúdo, compartilhe. Tem muita informação falsa por aí para ser desmentida no mundo do folclore brasileiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s