Somando Visões 2020 – Assista nossa maratona de lives para o mês do folclore

O mês do folclore já começou e com ele também teve início a quarta edição do evento virtual Folclore BR – Somando Visões. E nessa maratona de lives, já realizada muito antes do formato se consolidar, a equipe principal formanda pelos ilustradores Anderson Awvas, Mikael Quites e Lorena Herrero, pelo escritor Ian Fraser e o jornalista e pesquisador Andriolli Costa, recebem convidados das mais diversas áreas para debater e refletir sobre este tema que tanto nos atravessa.

Serão teólogos, historiadores, artistas e pensadores indígenas que vão somar suas vozes às nossas para ecoar a mensagem da cultura popular em discussões que estão ligadas à presença do folclore no contemporâneo. Folclore é só passado ou pode ser futuro? Faz sentido continuar insistindo no termo? Qual a importância de refletir sobre o tema frente a tantos desafios que o país vem passando? São estas e outras temáticas que serão abordadas. Confira a mesa e os convidados:

1 – Folclore tem futuro?

Anderson Awvas, Andriolli Costa, Ian Fraser, Lorena Herrero e Mikael Quites se reúnem para a discussão de abertura. Por que essa palavra é tão temida por uns e mal utilizada por outros? É um problema linguístico ou de afastamento? Em meio a massificação acelerada da globalização e do entretenimento, existe um lugar para o folclore no futuro?

2 – Vamos falar de mitologia cristã?

Anderson Awvas, Andriolli Costa, e os teólogos Lívia Carvalho e Renato Machado vem discutir um tema muito reivindicado. Qual a diferença entre mitologia e religião? É possível falar em mitologia e em folclore cristão, ou essa pecha cabe apenas aos povos minoritários? A resposta, adiantamos, é sim. Venha entender!
Data: 04/08 às 19h (horário de Brasília).

3 – O que seria mitologia brasileira?

Anderson Awvas, Mikael Quites, o antropólogo Edgar Kanaykõ e a educadora Daiara Tucano questionam a dimensão dessa suposta “mitologia brasileira”, numa busca por um panteão compartilhado artificial que esvazia de sentido a diversidade dos povos indígenas do país.
Data: 12/08 às 16h (horário de Brasília).

4 – O Brasileiro está cancelado

Anderson Awvas, Andriolli Costa e o historiador Luis Antônio Simas refletem sobre os símbolos de brasilidade cada vez mais questionados. Por um lado sequestrados pela extrema direita, por outros discussões quanto a validade de tradições ligadas ao Carnaval, festividades de santos católicos, derrubada de monumentos históricos e diversos outros que vão de encontro a pergunta: O que é ser brasileiro afinal?
Data: 19/08 às 17h (horário de Brasília).

5 – O Brasileiro é fantástico

Anderson Awvas, Ian Fraser, o ilustrador João Queiroz e a escritora G. G. Diniz discutem literatura fantástica à brasileira. Sertãopunk e Amazofuturismo são movimentos que vem tomando conta do imaginário nacional. Novas estruturas narrativas do fantástico brasileiro estão sendo criadas e pensadas sob novas perspectivas. Iremos analisar esses novos cenários e sugerir quais investimentos devemos fazer para que o mercado literário e do audiovisual não consuma essa produção apenas como uma “moda do momento” e o descarte.

Data: 26/08 às 19h (horário de Brasília).

6 – O folclore está presente.

Anderson Awvas, Andriolli Costa, Ian Fraser, Lorena Herrero e Mikael Quites juntos novamente para fazer um balanço do evento deste ano, responder perguntas e refletir sobre os pontos mais importantes das lives anteriores.
Data: 31/08 às 19h (horário de Brasília).


Lives exclusivas do Instagram

Como novidade, este ano Anderson Awvas fará lives exclusivas para uma conversa transmitidas apenas pelo instagram @folclorebr . Fique ligado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s