Mitos brasileiros inspiram exposição na França

1-saci2

Por Andriolli Costa

O artista francês conhecido como Le Roi des Ballons sempre foi fascinado pelo fantástico, colecionando em suas referências vários mitos e lendas do mundo. Ilustrador gráfico, conhecido por seu trabalho de humor em livros e almanaques, ele recebeu um convite para uma exposição na comuna francesa de Mundolsheim – há 400 km de Paris. Mas o que fazer?

814175A ideia veio em uma conversa com a direção de midiateca, onde o evento será organizado. Inspirada nas discussões do ano cultural do Brasil na França, e principalmente por um exemplar de Comment sont nées les étoiles – a tradução de um clássico de Clarice Lispector, logo veio a ideia de homenagear os mitos e lendas brasileiros.

Com exclusividade para o Colecionador de Sacis, o artista conta que identificou algumas semelhanças. “Nós temos a Iara na França, só que um pouco diferente. São as sirènes. Também temos a Cuca, só que a chamamos de Croque Mitaine“.

O Croque, assim como a Cuca, é um papão. Faz parte do ciclo do medo infantil, como criaturas que não tem exatamente uma forma definida. Às vezes é um velho, às vezes não é nada, apenas uma presença malvada que assombra os pequenos. Bicho Papão, Velho do Saco, todos esses já foram identificados como Croque Mitaine.

“O que eu mais gosto no Brasil é que os contos são muito ligados à natureza, aos animais…”. Uma das histórias preferidas de Roi de Ballons é a Festa no Céu, em que um sapo se esconde na viola de um pássaro para participar de uma festa nas alturas exclusiva para as aves. É certo que nada de bom pode vir disso, não é mesmo?

Na exposição poderemos encontrar iaras, sacis, negrinhos do pastoreio, curupiras, lobisomens, e, é claro Pedro Malasartes e tantos outros personagens tão familiares para os brasileiro que estarão agora encantando também os franceses.

Acompanhe notícias sobre a exposição aqui. Se estiver na França, não deixe de dar uma passadinha!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s