
O ilustrador Yuri Saluceste brinca com folclore e criptozoologia na série Além do Imaginário – Bestiário Ilustrado do Brasil. Resultado de seu trabalho de conclusão de curso na Universidade Mackenzie, o trabalho apresenta 12 criaturas. Nas palavras de Yuri, a escolha dos seres foi simples.
“Buscamos trazer entidades menos popularizadas e biologicamente prováveis, que no passado foram encaradas com seriedade e não com a comicidade dos tempos de hoje; consequência da urbanização e suposta segurança que os adventos da ciência proporcionam”.
Acompanhe o trabalho do artista aqui e aqui.
O Capelobo, conhecido no Norte do País, é uma criatura meio homem e meio tamanduá que suga o cérebro das vítimas pela tromba. O umbigo é seu único ponto fraco.
O Pé de Garrafa é uma criatura que vive nas matas do Norte e do Centro-Oeste. Dizem que é um humanoide peludo, com uma perna só que termina em forma de casco de garrafa redonda. Seu único ponto fraco é o umbigo.
Ipupiara é uma criatura do norte, meio homem e meio peixe, que desde o Brasil Colonial assombra e mata o povo apertando em seu abraço.
Caoera é uma espécie de “morcegão” do porte de um urubu, que pode sugar todo o sangue de uma pessoa sem que ela desperte e em seguida devorá-la. É uma lenda dos índios Mura.
O Chupa Cabras
Onça com cascos de boi que dizem assombrar a região entre Amazonas e Acre. Os bichos sempre andam em pares, com um macho e uma fêmea. Para sobreviver é preciso matar primeiro a fêmea, pois assim o macho foge.
Arranca Línguas, bastante conhecido em Goiás, seria como um grande macaco que se alimenta, principalmente, da língua de outros animais: bois, cabras, cachorros e até gente.
Minhocão é uma grande serpente que habita os rios do Centro-Oeste, como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É o movimento dele que faz derrubar os barrancos na margem dos rios.
Mapinguari é também um monstro do norte, com uma boca tão enorme que engoliria pessoas inteiras de uma única vez. Seu ponto fraco é o umbigo
Bestiários são encantadores, sempre. Vide os bestiarios medievais…
Gostei dessa nova versão tbm
CurtirCurtir