[Resenha] O Mistério da Mula Sem Cabeça

msc00Uma das criaturas do folclore brasileiro cuja adaptação aos dias de hoje é uma das mais difíceis é, certamente, a Mula sem Cabeça. O pano de fundo da lenda – calcada na repressão e na religiosidade católica – se não bem trabalhado, pode facilmente levar a uma história moralista e conservadora.

O Mistério da Mula sem Cabeça, de Alex Mir, tenta escapar deste cenário construindo um clima de suspense e aventura. No roteiro, o detetive Cesil Pereira – que não precisa de muitos quadros para revelar sua relação iconográfica com o Saci Pererê – vem ao Amazonas para investigar a morte de um fazendeiro. A suspeita logo cai sobre uma Mula Sem Cabeça.

msc02Quem é a “mulher do padre” que assombra a cidade? A reviravolta final escapa da igreja, mas retém temas que carecem de maior reflexão, como o fato de manter a mulher como grande culpada, sem que nenhuma pena caia sobre o homem que também fez parte da relação proibida.

A arte de Laudo, com cores de Omar Viñole, ditam o tom mais infantil da narrativa com seu traço caricato e exagerado. Não é um demérito, mas uma escolha. É interessante ver a diversidade de tipos que habitam a cidadezinha da Amazônia onde se passa a história, mas não posso deixar de sonhar com uma HQ assim com um traço mais realista.

Por fim, fica a promessa de um pano de fundo a ser explorado. Cesil Pereira é um personagem misterioso, mas com ligações interessantes com sua família e que parece ter uma perna no mundo real e outra no fantástico. Torço para que mais coisa venha por aí!

O Mistério da Mula sem Cabeça é uma HQ de 40 páginas publicada pela editora Vialettera em 2010. O projeto foi vencedor do ProAc, o fundo de incentivo à cultura de São Paulo.

Nota: 3/5

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s