[Clipping] Saci foi a estrela de Salão do Automóvel em 1960

willys-saci-08

Fonte: Acervo Estadão e Rural Willys

O Saci, um modelo conversível amarelo e preto da Willys, foi uma das grandes estrelas da primeira edição do Salão do Automóvel, uma novidade no País. A exposição aconteceu num momento de euforia, o País, meses antes, ganhara uma capital federal totalmente nova, Brasília, e acabara de eleger um novo presidente com quase 6 milhões de votos, Jânio Quadros.

O 1.º Salão foi aberto no dia 25 de novembro de 1960 pelo governador Carvalho Pinto. Em seu discurso, o governador qualificou a exposição como “um verdadeiro marco do esforço criador do povo brasileiro, de sua capacidade técnica e de seu gênio inventivo”.

Um desfile de carros antigos, dirigidos por artistas de cinema e teatro, marcou a abertura do evento ao público. Saindo do Vale do Anhangabaú, eles percorreram o trajeto até o Parque do Ibirapuera.

Segundo a imprensa da época, o Saci era “um bonito carro experimental cujas linhas lembram um pouco o modelo norte-americano Jeepster”. O Saci foi claramente baseado na mecânica da Rural Willys da qual utilizou o chassi, motor, transmissão, eixos e frente da carroceria. Nunca chegou a ser fabricado em serie e não se tem notícia se ainda existe algum exemplar no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s