[Clipping] Assombrações do Recife Velho inspiram desafio entre escritores pernambucanos

Publicado no Recife Assombrado
Em 21 de julho de 2016

Imagine passar uma noite num dos casarões mais antigos e tradicionais do subúrbio do Recife com a missão de escrever contos e poesias sobre lendas e acontecimentos sobrenaturais! Oito escritores vão encarar este desafio proposto pelo nosso site. E mais: os textos produzidos durante a experiência serão apresentados ao público no festival que O Recife Assombrado promove nos dias 3 e 4 de setembro próximo, no SESC do Bairro de Santo.

Casa onde viveu Gilberto Freyre
A insólita jornada literária será agora em julho, da noite de 29 para a manhã do dia 30 – ou seja, uma “virada” fantasmagórica da sexta para o sábado. O local para este encontro não poderia ser mais apropriado: a casa-museu que é sede da Fundação Gilberto Freyre, no bairro de Apipucos, Zona Norte do Recife. Os autores vão criar sob a inspiração das narrativas de uma das obras mais populares do sociólogo e escritor: o livro “Assombrações do Recife”, lançado em 1955, no qual estão registradas muitas das apavorantes histórias de fantasmas da capital pernambucana.

Veja quem são os participantes:

maria-alice_phixr

Maria Alice Amorim
apelejaCursou Doutorado e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Tem Especialização em Teoria da Literatura (UFPE), graduação em Jornalismo (Unicap) e em Psicologia (Fafire/Recife). Atua na área de Comunicação e Literatura, com ênfase em jornalismo cultural, e principalmente em literatura de cordel, poéticas de oralidade, arte e cultura populares. Autora de diversos livros e ensaios, entre eles o premiado No Visgo do Improviso ou A Peleja Virtual entre Cibercultura e Tradição (2008).

romlo_phixr

Rômulo César de Melo
dois-nc3b3s-e1464900820780Advogado, escritor, poeta, autor de dois livros de contos publicados – Minimalidades (2013) e Dois Nós na Gravata (2015), vencedor do II Prêmio Pernambuco de Literatura; e do inédito Ao lado do guarda-chuva, um dos vencedores do Prêmio Lima Barreto 2014, da Academia Carioca de Letras. Fez parte a Oficina Literária de Raimundo Carrero e do Curso de Escrita Criativa de Sidney Rocha. Atualmente, integra a Oficina Literária do escritor Paulo Caldas. É membro da Academia Cachoeirense de Letras.

andresena_phixr

André de Sena
literatura-fant-sticaPoeta, escritor e músico. Professor do Departamento de Letras da UFPE, e líder do Belvidera – grupo de estudos especializado em obras, gêneros e modalidades imaginativas do século XIX. É autor de livros autorais de poesia, contos e teoria literária, e organizador de obras teóricas especificamente relacionadas à literatura fantástica, como Literatura fantástica & afins (2012), Literatura fantástica e orientalismo (2013) e Literatura fantástica em Pernambuco & Histórias de fantasmas (2015).

foto-perfil

João Paulo Parísio
esculturas_fluidasContista e poeta. Estreou em 2014 com a coletânea de contos Legião Anônima. Em 2015, lançou Esculturas Fluidas, de poemas, ambos pela Cepe Editora e incluídos na seleção de melhores livros do ano da Tribuna de Santos. Tem textos veiculados em publicações literárias, como o Pernambuco e o Rascunho, e sites como Interpoética. Participa ainda este ano do segundo volume de Ficcionais – Escritores revelam o ato de forjar seus mundos.

meca_phixr

Meca Moreno
Poeta e estudioso da poesia popular nordestina, tem dois livros e diversos cordéis publicados. É ator e também atua como xilógrafo, criador de bonecos de mamulengo. Ministra oficinas de livros artesanais, de xilogravura e de literatura de cordel em todas as regiões do Pernambuco, através do Festival Pernambuco Nação Cultural e diversas empresas particulares. É membro da União Brasileira de escritores e da Comissão Setorial de Literatura do Estado de Pernambuco.

fred_phixr

Frederico de Oliveira Toscano
564753_francesa-a-a-belle-epoque-do-comer-e-do-beber-no-recife-712105_l1_635851668975892000Bacharel em Gastronomia e mestre em História pela UFPE, doutorando em História pela USP. Escreve textos de humor e ficção especulativa. Já contribuiu com textos de ficção para as revistas Mesnch, Somnium, Trasgo e outras também abrangência nacional, e para O Recife Assombrado. Em 2015, recebeu o Prêmio Jabuti, em terceiro lugar, pelo seu livro À Francesa: a Belle Époque do Comer e do Beber no Recife, lançado no ano anterior, pela CEPE.

roberto-beltr-o-1

Roberto Beltrão
almanaqueJornalista, escritor e editor d’O Recife Assombrado. Há quase vinte anos pesquisa o rico imaginário pernambucano com seus singulares mitos e lendas. É autor do livro de contos Na Escuridão das Brenhas (2013), do compêndio de lendas urbanas Estranhos Mistérios d’O Recife Assombrado (2008) e do Almanaque Pernambucano dos Causos, Mal-Assombros e Lorotas (2014) em parceria com a folclorista Rúbia Lóssio. Organizou e editou as coletâneas Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado (2002) e Malassombramentos: os arquivos secretos d’O Recife Assombrado (2010).

andr-balaio-1

André Balaio
pernacabeludaEscritor, roteirista de quadrinhos e editor d’ O Recife Assombrado. Foi o vencedor do prêmio literário Off Flip 2016 na categoria “Conto” com a história de fantasmas O lado de lá. Possui contos e textos publicados nos livros Histórias Medonhas d’O Recife Assombrado (onde assina como André Felipe de Andrade), Malassombramentos e Viva Carrero. É autor da HQ A Rasteira da Perna Cabeluda e coautor e editor de Histórias em Quadrinhos d’O Recife Assombrado.

Festival
Em agosto, o Segundo Festival O Recife Assombrado terá uma programação estendida de graça que vai levar palestras e contação de história aos SESCs da Região Metropolitana do Recife. E o encerramento da jornada será nos dias 3 e 4 de setembro (sábado e domingo) no Teatro Marco Camarotti do SESC de Santo Amaro, também com entrada franca. Atores farão a leitura dramática dos textos produzidos durante a noite na casa de Gilberto Freyre e os autores também estarão lá para um bate-papo com a plateia. Além disso, vai ter palestra, exibição de vídeos, sorteios de brindes e lançamento de livros. A produção do evento é do diretor teatral Paulo André Viana.

O Segundo Festival O Recife Assombrado tem apoio do SESC de Santo Amaro, da Fundação Gilberto Freyre, das Edições Bagaço, da Cia Vivaz de Teatro, do CNA Recife-Olinda e da Massa Nobre Delicatessen. Em breve divulgaremos os detalhes sobre a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s