[Release] Jornalista reúne causos de saci para celebrar 100 anos da pesquisa de Lobato

3-fabio-vido

O saci de Fabio Vido é uma crítica a sociedade que ignora sua cultura assim como ignora seus desamparados sociais

Em 26 de janeiro de 1917, Monteiro Lobato usa as páginas da versão vespertina do jornal O Estado de S. Paulo para um chamamento a todos os leitores brasileiros. Pedia que compartilhassem histórias, ouvidas e passadas, sobre o saci, o duende brasileiro. A resposta foi tão grande que se tornou um livro publicado no ano seguinte: Saci Pererê – Resultado de um inquérito.

Para celebrar este que é um marco nos registros da cultura popular brasileira, o jornalista sul-mato-grossense Andriolli Costa, 27 anos, está preparando uma homenagem especial. Responsável pelo blog O Colecionador de Sacis, convidou leitores, amigos e colaboradores para produzir uma revista digital mostrando versões contemporâneas do saci.  A publicação será disponibilizada gratuitamente e seu objetivo é fazer circular a riqueza de nosso folclore.

2 - Saci - Webby Junior.png

Webby Junior se inspirou em Pokémon para criar seus sacis

“Assim como Lobato mostrou um recorte de seu tempo, queremos apresentar as várias formas que o saci toma na cultura brasileira hoje”, esclarece. No Inquérito centenário, leitores enviaram causos, contos e até poemas sobre o saci. O mesmo ocorrerá no especial.“Teremos matérias sobre a presença do saci como inspiração para games, quadrinhos, filmes, livros e canções. Ilustrações comentadas que mostram o saci como super-herói, como monstro ou mendigo. E também colaborações literárias”.

Permeia toda a publicação uma série de causos – ouvidos e passados – que leitores de diversas partes do Brasil estão enviando. Gente que levou surra de urtiga do saci no Maranhão, ou que passou a perna no perneta no interior de São Paulo. Para ter sua história publicada no especial é só enviar um e-mail para andriolli_costa@hotmail.com.  O prazo final para participar é até 20 de janeiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s