Da Redação, com informações do portal 180º
Ocorreu nesta última sexta-feira, 17, o lançamento do livro A Fortaleza de Crispim, o segundo volume da trilogia sobre a lenda do Cabeça de Cuia. Na mesma data, o escritor Eduardo Prazeres, 39, relançou também o primeiro livro da série, Crispim e a Sétima Virgem, em sua segunda edição.
O interesse pelo tema surgiu no escritor ainda quando criança. Aos seis anos de idade ouviu do pai a história do Cabeça de Cuia, e sua mente fez habitar o rio Paranaíba de criaturas fantásticas. O livro sobre o tema só seria publicado, no entanto, em 2011. Antes da sequência, Prazeres se envolveu também na produção de outra história envolvendo mitos e lendas piauienses, Sárdirus – A terra lendária do agreste, lançado em 2014 como ebook pela Amazon.
Cabeça de Cuia
A lenda do Cabeça de Cuia conta a história de Crispim, um jovem garoto que morava nas margens do rio Parnaíba. Certo dia, chegando para almoço, sua mãe lhe serviu uma sopa rala cheia de ossos, já que faltava dinheiro para a carne.Nesse dia Crispim se revoltou e acabou matando a mãe com um pedaço do osso que havia na sopa.
Antes de morrer, no entanto, a pobre mulher o amaldiçoou, transformando-o no terrível monstro com a cabeça gigantesca na forma de uma cuia. Hoje Crispim segue sua sina, vagando pelo rio a procura de sete Marias virgens. Quando conseguir capturar a última, a maldição estará encerrada.
A lenda é tão famosa que durante muito tempo mulheres evitavam lavar roupas sozinhas nas margens do Parnaíba. Prefeitura de Teresina instituiu em 2003 o Dia do Cabeça de Cuia, a ser comemorado na última sexta-feira do mês de abril.
tou lançando um blog na temática de lendas que já tem uma boa quantidade de posts. Chama-se Causos Assustadores do Piauí… se topar linka ele nos teus blogs parceiros que tu bota ele na tua listaa de links…
CurtirCurtir
Oi, GIl! Bacana! Vou botar sim. Sò te recomendo uma coisa. Essa barra cinza entre o cabeçalho e o conteúdo está atrapalhando demais a visualização do seu site. Joga tudo lá pro rodapé ou pra barra lateral!
CurtirCurtido por 1 pessoa
muito obrigado. em breve vou cuidar disso!
CurtirCurtir
Pingback: Lenda do Cabeça de Cuia inspira trilogia literária — Colecionador de Sacis – POESIA ESPINHA DE PEIXE·