Expedições Anarco Pedagógico Atemporais – O saci como guia para educação ambiental

Em sua dissertação de mestrado na UFMS, o sócio-educador Luiz Eugenio de Arruda agradece a família, a orientadora, aos professores do curso e, por que não, ao Saci Pererê – “que permitiu que andássemos tranquilamente em suas matas, absorvendo saberes infinitos e inacabados”.

Não podia ser diferente. Afinal, Luiz Eugênio é o organizador e um dos fundadores das Expedições Anarco Pedagógico Atemporais, projeto que reúne um pouco de deriva, interdisciplinaridade e anarquismo metodológico para transformar caminhadas guiadas em Aquidauana/MS em verdadeiras experiências de pluri-saber.

saci1Nada disso, é claro, se encontra na matéria do Balanço Geral publicada em 06 de março deste ano, que acompanha Luiz Eugênio em uma busca pelo saci. Imagino que ele sabia disso quando aceitou o convite de participar do programa, mas ocorre que a edição, o clima, a trilha sonora e até mesmo o risível black face incorporado no início e no final do VT convidam mais ao deboche do que à imaginação.

Como resposta, o pesquisador escreveu um artigo chamado “Sacis, Curupiras e Lobisomens espreitam as ciências“. Nele, chama a atenção para a possibilidade de construir uma estratégia de educação ambiental na qual o diálogo com elementos culturais possa servir de aliado. Algo muito refutado por quem não consegue sair da lógica do concreto. Finaliza:

“Se acredito mesmo em saci? Não importa. Saci existe, vive 77 anos, sua gestação dura 7 anos. Saci não morre, vira orelha de pau, ou seja, saci se recicla. Tem algo mais ambientalmente coerente do que saci?”

Anúncios

2 Respostas para “Expedições Anarco Pedagógico Atemporais – O saci como guia para educação ambiental

  1. Ótima resposta: “Se acredito mesmo em saci? Não importa!” O mundo seria tão melhor se parássemos de nos preocupar com aquilo que o outro acredita ou deixa de acreditar! Fatos são fatos, crenças são crenças, evidências são evidências, e não misturemos as coisas. Racionalizar o mito é assassinar ingenuidade e pureza, tanto do mito quanto do homem.

    Curtir

  2. Se vimos usar o nosso pensamento racional em toda a nossa existência….teremos que começar a questionar o homem que abriu o mar para passar com 40 mil pessoas. O homem que subiu ao céu de corpo e alma e a virgem que ficou grávida do Espírito…nao e verdade? Acredito nos elemtal da terra (saci) sem dúvida.. .

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s