[#Saci100] Saci nos Videogames

kriaturaz_bgs_2015_indie_game_brasil_jogo_mobile-04.jpg

Texto da Revista Saci Pererê – 100 anos do Inquérito. Clique aqui para ler e baixar.

Por Andriolli Costa

Tentativas de levar o folclore brasileiro para o mundo dos games estão volta a meia surgindo pela rede. Se a ideia de início logo capta a atenção dos usuários, não raro emperra na fase do desenvolvimento. Atualmente há três destas iniciativas em que o saci tem destaque: Mitos da Terra, Guerreiros Folclóricos e Kriaturaz.

O projeto inicialmente conhecido como Batalha de Mitos surgiu em dezembro de 2013, criado pela jovem empresa Alpha Centauri de Salvador, Bahia. Anos depois, sofreu uma grande reestruturação com a parceria com a Sinergia Games, que já produzia games inspirados na cultura afro-brasileira. Desta união surgiu o projeto Mitos da Terra, incorporando também os Orixás às criaturas tradicionais do folclore brasileiro.

A proposta cresceu bastante. Em entrevista ao EGW, Ramon Santos, gerente de projetos da AlphaCentauri relatou que a empresa trabalhava simultaneamente em “um card game, um board game, um RPG e alguns minigames eletrônicos para dispositivos móveis”.

Contatado pelo Colecionador de Sacis, Ramon informou no entanto que o projeto está parado para reestruturações internas e que não há qualquer previsão de encaminhamento para 2017. Uma pena. Auspícios melhores parece ter outro game baiano. Guerreiros Folclóricos, criado por Joe Santos com apoio da Unique Entretenimento Digital. Tendo surgido como uma parceria com o Batalha de Mitos, o projeto buscou vida própria para contar a história da luta do índio Kambaí contra o Saci, comandante dos seres malignos que busca tomar a terra.

Guerreiros Folclóricos mira PCs e consoles e conta hoje com o apoio de 250 pessoas num sistema de financiamento coletivo mensal. Recentemente o projeto recebeu aceite para incubação em um parque tecnológico da Bahia, bem como a aprovação em um edital de fomento. “O Game está em produção, e este ano promete muitas novidades, nossa equipe está a todo vapor!”, celebra Joe.

Por sua vez, KriaturaZ é um projeto desenvolvido pela Messier Games, empresa de Santo André/SP fundada em 2015, inicialmente para dispositivos móveis. A proposta é que você possa criar e cuidar do seu mito, como um “bichinho virtual”. O jogo já foi lançado em versão beta para alguns usuários. Aguardamos boas novidades para este ano!

Anúncios

Uma resposta para “[#Saci100] Saci nos Videogames

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s