
Exemplares da promoção
Por Andriolli Costa
Quando estive em Bauru, no começo de abril, para a primeira edição de minha Oficina de Introdução à Ficção Folclórica, tive a oportunidade de conhecer o jovem ilustrador Daniel Batista, que me presenteou com 5 edições autografadas de seu sketchbook, o Folktober. Nele, Daniel compila as ilustrações que produziu diariamente durante todo o mês de outubro, sendo cada dia inspirado em um mito brasileiro diferente. O resultado é esta interpretação tão autoral que certamente é apenas o começo de um trabalho que vale a pena ser observado.
Com tanta criatividade servindo de inspiração, criei uma promoção para que cada leitor pudesse trazer a tona um pouco de sua veia artística! Quem quisesse concorrer a um dos 5 exemplares de Folktober precisaria apenas desenhar a si mesmo junto com um saci, e postar em seu perfil com a hashtag #EuColecionoSacis. Não precisava nem curtir a página, o importante era despertar a curiosidade e o interesse na brincadeira!
Foram mais de duas semanas de promoção, e recebemos ao todo 10 participações. E quantas foram as peraltices do Saci! O Maurício da Fonte Filho colocou no perneta a culpa por seu violão estar sempre desafinado. Ao invés de um anjinho e um diabinho soprando ideias em sua cabeça, o Mil Mameluco desenhou duas sacis fêmeas na sua cabeça. A Lorena Herrero tentou pediu um favor, mas o saci acabou se empolgando nas trancinhas e deixou a pobre só o nó.
Houve os que tentaram pegar o saci também! O Daniel Rolim deu uma de caça fantasmas e sugou o redemoinho do duende para dentro da máquina. O João Thiago conseguiu filar o gorro vermelho e saiu ventando pela estrada. Coitado do Rafael Serpentis, que foi todo preparado, mas não teve a mesma sorte.
Rodrigo Viany e Matheus Felippe tomaram conta da carapuça. e este último ficou tão poderoso que virou até Ranger Vermelho! Wendell Gomes, numa linda Pixel Art ficou só encantado com a presença do duende, e David Dornelles se inspirou tanto na leitura e no assunto que até vestiu a carapuça quando perguntaram de saci no ônibus e deu uma aula para as meninas que queriam saber o porquê do diabinho não ter uma das pernas.
Os vencedores
Se eu pudesse, a todos premiaria! Obrigado pela participação. Infelizmente é preciso escolher os vencedores. Parabéns João Thiago, Wendell Gomes, Rafael Serpentis, Lorena Herrero e Mil Mameluco. Vocês ganharam a promoção! Entrem em contato para eu combinar o envio gratuito de Folktober para cada um de vocês!
Confiram abaixo todas as artes participantes!
João Thiago – Rio de Janeiro/RJ

Wendell Gomes – Campina Grande/PB

Rafael Serpentis – Natal/RN

Lorena Herrero – Brasília/DF (HET the Pumpking)

Mil Mameluco – Fortaleza/CE (Mil Mameluco – Mitologia Brasileira)

Matheus Fellipe – Rio de Janeiro/RJ

David Dornelles – Recife/PE

Daniel Rolim – Rio de Janeiro/RJ

Rodrigo Viany – Itaboray/RJ

Maurício da Fonte Filho – Recife/PE
