Espanha: Folclore contra o vírus

Os cantos tradicionais que por séculos resistiram a guerras, tragédias e doenças também são resistência à nova pandemia

Por Andriolli Costa

Para enfrentar os tempos de reclusão e quarentena, movidos pelo alastrar da pandemia do Covid-19, só algo muito mais antigo e poderoso que a doença: o folclore. Essa é a proposta de um grupo de folcloristas e músicos de Castela e Leão, na Espanha, que se reuniram on-line para tornar a crise ao menos mais suportável.

Capitaneados pelo contador de histórias José Luis Gutiérrez ‘Guti’, músicos tradicionais que tiveram suas apresentações canceladas criaram um grupo no Facebook para compartilhar “cantos de ronda”, uma manifestação folclórica típica da região. Foi esse primeiro ato que batizou a campanha. ‘#Rondadores contra el virus surgiu no dia 14 de março, o primeiro do confinamento preventivo para o novo coronavirus. Hoje, são quase 7 mil membros e 2 mil vídeos publicados com a hashtag.

Na descrição do grupo, as razões. “Nós que cantamos, dançamos, tocamos, queremos agradecer aos valentes que estão em casa cuidando da saúde de todos. Neste espaço vazio, mas repleto de pessoas responsáveis, queremos cantar para que esta quarentena seja a mais agradável possível. Vamos cantar como cantavam os velhos com quem aprendemos; canto singelo que durante séculos serviu para atravessar tantas calamidades, guerras e enfermidades, que segue sendo a melhor maneira de vencer o medo e a pena”.

A mensagem acompanha ainda uma série de hashtags, como a #RondadoresContraElVirus e #EuFicoEmCasa.

Ao longo dos dias, e enquanto durar a situação de alerta sanitário, o grupo seguirá lançando iniciativas para chamar à participação e a solidariedade em torno da cultura tradicional. Nos vídeos que mais fazem sucesso, são netos cantando para seus avós ou os mais velhos ensinando os jovens. “Um povo que canta para seus filhos é um povo que sobrevive”, assegura Guti, o organizador.

O folclore vive, e nós também.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s