Concurso cultural Folclore Assombrado – uma parceria Colecionador de Sacis e Mitografias

saci-promo - banner.jpg

Conta o povo que a quaresma é um dos períodos mais assustadores do interior do país. Esse é um período de medo e hesitação, onde lobisomens correm livres pela noite e mulas-sem-cabeça percorrem os grotões amaldiçoados do Brasil fantástico. É tempo de se recolher, dormir cedo e se proteger das assombrações. É tempo de se inspirar.

Pensando nisso, o Colecionador de Sacis e o Mitografias se juntaram para propor um desafio aos nossos leitores: contar histórias de terror inspirados em nossos mitos folclóricos. Pesquise, escreva e concorra! Você pode ganhar prêmios fantásticos, que vão mostrar que nossa cultura popular nada tem a dever a nenhuma mitologia estrangeira.

Participação
Para participar do Concurso Cultural é preciso primeiramente curtir as páginas do Facebook do Colecionador de Sacis e do Mitografias.

Curta o Facebook do Colecionador de Sacis

Curta o Facebook do Mitografias

Depois, basta comentar no post da promoção uma sinopse original de no máximo 500 caracteres, incluindo os espaços, contando como seria sua história de terror inspirada no folclore brasileiro. Fique a vontade para usar qualquer mito ou lenda, regional ou nacional. Você pode criar ou utilizar personagens, situações e cenários variados, desde que no Brasil. Pode distorcer, perverter ou adaptar os mitos, desde que façam sentido na narrativa e que esta seja tributária à nossa cultura popular. Comentários em qualquer um dos blogs serão válidos.

Prêmios:
O vencedor da melhor sinopse, de acordo com os organizadores, vai receber em sua casa 1 DVD da antologia de terror nacional Fábulas Negras (2015) e uma estátua de saci, feita pelo diretor Rodrigo Aragão diretamente para o filme.

No longa, quatro garotos brincam de super-heróis no meio do mato. Em um intervalo nas brincadeiras, eles passam a contar histórias repletas de suspense e terror, supostamente verídicas, envolvendo lendas urbanas e mitos do folclore brasileiro. Os segmentos do filme são dirigidos por Rodrigo Aragão, José Mojica Marins, Joel Caetano e Petter Baiestorf.

O segundo lugar ganhará as três primeiras edições da HQ “Salomão Ventura”. O quadrinho, totalmente produzido por Giorgio Galli Neto, acompanha o misterioso caçador de assombrações brasileiro em embates sangrentos contra versões malignas de nossos mitos. O vencedor receberá as edições: Salomão Ventura #1 – A Maldição do Saci; Salomão Ventura #2 – O Senhor das Matas; Salomão Ventura #3- A Fúria do Lobisomem.

salomaoventura1-pag1-952x1420

Quem somos nós?
O Mitografias é um blog com a missão de informar e refletir sobre inúmeras mitologias, culturas e religiões do mundo atual e antigo. Indo desde áreas acadêmicas como história, filosofia e psicologia, como também o entretenimento de filmes, quadrinhos, séries, músicas, etc. Além de diversos artigos, sua principal atração é o podcast Papo Lendário.

O Colecionador de Sacis é um blog especializado na cobertura e produção de materiais jornalísticos sobre a cultura popular brasileira. Seu criador, o jornalista e pesquisador Andriolli Costa, é o curador da Mostra Curta Saci, um evento que reúne cinema e folclore a partir da exibição e debate de filmes dos mais variados gêneros envolvendo o duende brasileiro.

Regulamento
1) Para participar, é obrigatório seguir todas as etapas da promoção, conforme descrito acima.
2) Todas as sinopses inscritas devem ser originais e de autoria do participante. Ao se inscrever, o participante garante que possui os direitos criativos sobre a sinopse.
3) O participante está ciente de que o Colecionador de Sacis e o Mitografias poderão utilizar as sinopses inscritas para promoção e divulgação, mesmo após o fim do concurso. Isso, no entanto, não dá aos blogs direitos sobre as histórias criadas.
4) O participante pode inscrever quantas sinopses desejar na promoção. No entanto, um mesmo autor não vencerá o primeiro e o segundo lugar;
5) O e-mail fornecido ou o perfil do Facebook deverá ser válido;
6) A promoção inicia no dia 01/03/2016 e termina no dia 31/03/2016;
7) O resultado será divulgado aqui no blog e 01/04/2016;
8) A promoção é válida para todo o território nacional;
9) As sinopses serão julgadas pelos administradores dos blogs de acordo com critérios de A) Inspiração folclórica, B) Inovação e C) Narrativa.
10) Os vencedores receberão, respectivamente: 1) Um DVD Fábulas Negras (2015) e uma estátua do Saci, feita por Rodrigo Aragão. 2) As HQs Salomão Ventura #1 – A Maldição do Saci; Salomão Ventura #2 – O Senhor das Matas; Salomão Ventura #3- A Fúria do Lobisomem
11) Os prêmios serão enviados sem custos para o endereço fornecido via e-mail ou Facebook do vencedor;
12) O ganhador terá 72 horas, contadas a partir do contato inicial, para enviar os dados solicitados. Caso o ganhador não cumpra com esse prazo, uma avaliação irá acontecer e seguirá os mesmos processos da anterior;
13) Esta Promoção é de caráter recreativo e cultural, conforme item II, do artigo 3, Lei 5.768, de 20 de dezembro de 1971 e não possui vínculo de compra;
14) O participante dessa promoção automaticamente concorda com esse regulamento.

Anúncios

9 Respostas para “Concurso cultural Folclore Assombrado – uma parceria Colecionador de Sacis e Mitografias

  1. AMOROSA
    Conceição de Macabu, interior do Rio de Janeiro. Uma antiga lenda ronda a cachoeira Amorosa: dois índios sacurus despertaram a inveja do deus da morte, Anhangá, que, transformado em onça branca, foi vencido pelo índio; por vingança, o deus matou o casal apaixonado nas águas da cachoeira. 2016: uma sucessão de misteriosos desaparecimentos de casais de turistas leva equipe de televisão a acampar na Amorosa. Suas câmeras captam a ira de um deus capaz de transubstanciar-se e ressuscitar os mortos.

    Curtido por 1 pessoa

    • Ai vai uma sinopse de conto de terror:
      Pedro e João decidiram matar aula para cruzar a antiga estrada de terra e jogar bola no campinho perto da montanha. Diziam que um vulto andava por aquela via abandonada. Um vulto que vestia uma capa vermelha (Cuca) e que atacava quem passasse por ali, principalmente crianças. Muitas tinham sumido naquele caminho. Os meninos não acreditavam nessa história e foram escondidos. Jogaram bola, mas não viram o dia passar. O problema foi voltar durante a noite fria e enevoada. A certa altura, encontraram algo que os deixou arrepiados da cabeça aos pés. Será que eles conseguiram voltar pra casa?

      Curtir

  2. Século XX, coronel Falcão mata com sua peixeira padre José após descobrir que sua esposa, botava chifre nele com o sacerdote. A mulher é poupada após o coronel descobrir que a mesma estava grávida de José. Poderem, justo ou não, matar um padre ia contra as leis de Deus e mesmo que fosse por vingança de sangue, o dedo de Deus cairia sobre a região. José percebe isto no dia em que sua esposa morre e sua filha nasce. A criança era Curacanga, a cabeça demônio que deu fim ao povoado de Ponta Cruz.

    Curtido por 1 pessoa

    • Corrigindo alguns erros>>>>>
      Século XX, coronel Falcão mata com sua peixeira padre José após descobrir que sua esposa, botava chifre nele com o sacerdote. A mulher é poupada após o coronel descobrir que a mesma estava grávida de José. Porem, justo ou não, matar um padre ia contra as leis de Deus e mesmo que fosse por vingança de sangue, o dedo de Deus cairia sobre a região. Falcão percebe isto no dia em que sua esposa morre e sua filha nasce. A criança era Curacanga, a cabeça demônio que deu fim ao povoado de Ponta Cruz.

      Curtir

  3. A Rua Maldita
    – História de Diego Oliveira

    Sinopse:

    A Rua Primeiro de janeiro no bairro do Monte Castelo, antigo bairro do Areal na cidade de São Luís – MA, sempre foi um marco para as histórias mais assustadoras como a arrepiante procissão das almas. Mas, por sua vez, essa é a história de Antônia, que deu luz a sua filha Vitória. Não percebendo que morrera após o parto, continua seu convívio com a filha.

    O pai da criança, José Alberto, retornando para uma moradia na casa abandonada onde Antônia fizera seu parto solitária. Não notando a presença da mãe de sua filha, estranha certos comportamentos de Vitória com o passar dos anos enquanto ela cresce, como se ela tivesse uma familiaridade com a mãe morta que nunca conheceu . Porém Vitória começa a se revoltar com o pai, que não entende do que se trata.

    Ela descobre com a linha de um raciocínio investigativo que o pai abusou de sua mãe quando ela ainda tinha 13 anos. Antônia, órfã, a tivera com apenas quatorze anos sem que pudesse contar com a ajuda de ninguém por estar envergonhada de si mesma em problemas atormentadores psicológicos. Agora José se vê numa casa onde o espírito da menina morta ressurgia para ele como a mula sem cabeça e a filha se desfigurava diante de seus olhos se tornando uma terrível assombração sem aparência e sem forma, o demônio das sombras que os chamam Tutu.

    Curtir

  4. Há mais de 500 anos, um semideus foi aprisionado e mantido no esquecimento; mas ele tenta encontrar uma forma de caminhar novamente entre os mortais comuns.

    Em uma cidade do Brasil, um jovem, cheio de trevas no coração, faz uma viagem em busca de uma lenda. Em uma seita obscura, ele encontrou um mapa que o leva até o Caminho de Peabiru, uma trilha criada pelos antigos povos da América do Sul. Através dessa trilha ele encontra Jurupari, O Legislador, que tenta, novamente, reinar na Terra.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Família se muda para uma residência antiga no interior de São Paulo, buscando ficar longe da poluição por causa do filho mais novo, que tem asma. No entanto, os ataques de falta de ar à noite se tornam constantes e o quadro da criança só piora, ao passo que ele começa a alucinar com uma senhora que o visita no sono. Cabe ao irmão mais velho entrar nas lendas que já não são mais contadas e descobrir como livrar sua família da Pisadeira.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s