Em uma grande celebração ao mês do folclore, o projeto Folclore BR: Somando Visões reuniu ilustradores, escritores, game designers, diretores e contadores de histórias dos mais variados estilos em uma grande rede de diálogos sobre o que vem sendo produzido de mais atual na arte de inspiração folclórica. Ao longo das 9 transmissões ao vivo, discutimos referências, compartilhamentos memórias e desejos. Acima de tudo, pudemos compartilhar todo o afeto que temos com esse braço fantástico da cultura popular brasileira.
Se você perdeu, não se preocupe! Todos os vídeos estão abaixo para assistir quando quiser. Vale a pena deixar o áudio rolando enquanto trabalha, e se deixar envolver pela conversa. Certamente há vários insights que você pode tirar nessas quase 18 horas de conversa!
E não perca, no dia 31 de agosto, nossa live de encerramento. Fique ligado!
Somando Visões #00 – É tudo folclore?
Andriolli Costa, Anderson Awvas e Mikael Quites abrem o projeto com uma live introdutória, discutindo as principais dúvidas sobre o tema: O que é e o que não é folclore? Como abordar o folclore? Quais cuidados ter?
Somando Visões #01 – Índio NÃO é folclore
O ilustrador Anderson Awvas se junta ao artista gráfico e comunicador Denílson Baniwa para bater um papo sobre representatividade e diversidade indígena.
Somando Visões #02 – Folclore animado no universo infantil
Discutem os desafios de produzir animação inspirada em folclore os convidados Otoniel Oliveira do estúdio Iluminuras, criador das “Icamiabas”, Sergio Kalili da hotz & plotz enterteinments, criadora da “Liga da Mata” e Ulisses Brandão da ViuCine, estúdio criador da vindoura “Além da lenda”.
Somando Visões #03 – O mercado do audiovisual está aberto para o folclore?
Nesta live, Anderson Awvas e Andriolli Costa recebem M. M. Izidoro, o criador responsável pelo filme O Diabo Mora Aqui para explorar o caminho das pedras para a produção de cinema envolvendo folclore.
Somando Visões #04 – Lendas brasileiras dão medo?
Roberta Cirne, ilustradora e criadora dos quadrinhos “Sombras do Recife, Ikarow criador da HQ Rio Negro, Marcio Benjamin escritor autor de “Maldito Sertão” e Beto Beltrão do site “O Recife Assombrado” discutem folclore brasileiro e terror.
Somando Visões #05 – Existe espaço para o folclore nos jogos?
Anderson Awvas (Ilustrador) se une ao criador do game “Guerreiros Folclóricos” Joe Santos, o co-fundador e diretor do estúdio Diorama do game “Arani”, o desenvolvedor de jogos de tabuleiro David Dornelles e o escritor e criador da série “A Bandeira do Elefante e da Arara” Christopher Kastensmidt para analisar esse cenário.
Somando Visões #06 – Universos folclóricos
O ilustrador Anderson Awvas explora os universos criados por Gustavo Rosseb (As Aventuras de Tibor Lobato), Ian Fraser (Araruama: O Livro das Sementes) e Felipe Castilho (O Legado Folclórico).
Somando Visões #07a – Contando histórias na rua
Maria gomes (cantora), Érica Maria (cantora e compositora), Valeria Rodriguez (percussionista e compositora) e Dany Danielle (violonista e compositora) compõem um grupo de amigas artistas que moram todas na mesma rua e que tem em comum o amor pelo brincar e pela infância.
Somando Visões #07b – Ilustrando Lendas BR
Marcela Medeiros Garcia, Guilherme Da Cas, Rodrigo Camilo Alves De Almeida, Ursula Dorada e Gabriel Rubio se reúnem para contar sua experiência em ilustrar o RPG A Bandeira do Elefante e da Arara.
Somando Visões #08 – Popularium ao vivo: Mitos misóginos
Andriolli Costa recebe, neste episódio especial do podcast Popularium, os convidados Pablo de Assis (Mitografias, Horrores Urbanos) e Mariana Bandarra (Talvez seja Isso) para discutir os mitos misóginos do folclore brasileiro, a partir da história da Porca dos Sete Leitões.
Pingback: Ideias inovadoras para trabalhar folclore na escola | Colecionador de Sacis·
Pingback: PORANDUBA 13 – FolcloreBR | Colecionador de Sacis·