Na década de 40, saci virou “demônio do desperdício” em campanha de racionamento

“Você é sócio da light?”. Se você mora no sudeste, é provável que já tenha ouvido esta acusação diante do desperdício de energia elétrica. E se o lastro mais recente deste cuidado veio com a crise dos apagões entre 2001 e 2002, racionamento de energia não é novidade no Brasil. No final da década de 1940, a Light – empresa de abastecimento do Rio de Janeiro – lançou a seguinte campanha na edição de 24-07-1949 do Diário de Notícias.

saci light.jpg

“Esse é amigo do saci!”

É natural que V. se sirva da eletricidade que necessita para o conforto e a alegria do seu lar… Afinal é V. quem paga a conta no fim do mês… Isso não significa, porém, que V. deva esbanjar… Usar mais lâmpadas do que o necessário… Estamos diante de um problema muito sério, cuja solução depende da colaboração de todos… Devido à estiagem – a maior destes últimos 15 anos – o nível da Represa de Ribeirão das Lages baixou 7 metros, do nível normal o que equivale a um volume d’água de cerca de 215 milhões de metros cúbicos a menos. Este volume d’água movimentaria máquinas, que gerariam 143 milhões de kilowatts com os quais se iluminaria uma cidade como o Rio, durante 817 dias. Enquanto isso, o consumo de eletricidade do Rio de Janeiro vem aumentando vertiginosamente, de ano para ano, sendo que de 1947 para 1948 a progressão foi de 14,8%.

Para equilibrar a produção com o consumo, o caminho certo é economizar… Suprimir todo gasto supérfluo de luz e força… Só assim será possível evitar o racionamento que é justamente o que o Saci – o demônio do desperdício – mais deseja neste momento !

O uso racional de eletricidade evitará o racionamento

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s