Saci estampa capa da Revista da Semana em 1941

O ilustrador Segisnando Martins compartilhou sua visão do saci na capa da edição de 08/11/1941 do periódico carioca. Mostra um saci caprino, com pata, chifre e barbicha de bode fumando um cachimbo de coco. Confira abaixo o texto na íntegra que acompanhava a arte da capa.

Revista da Semana.JPG

Nossa capa
O interessante trabalho de Segisnando que “Revista da Semana” traz à capa deste número é ilustração a uma das mais divulgadas lendas do folclore nacional – a do Sací.

Sací, na imaginação do povo, é geralmente representado no tipo de um negrinho de uma perna só, barrigudinho, olhos de fogo, carapuça vermelha na cabeça e na boca um pito – que ora é de barro, ora é de uma combuca de coco – sempre apagado, mero pretexto para pedir fogo aos viandantes que ele tocaia nas encruzilhadas. Entretanto, sofre variações.

Dão-lhe, às vezes, pé bi-partido de cabra, ou igual ao de pato, outras vezes dizem-lhe presente de um par de chifres ou de uma barbicha de vassourinha. Mesmo o seu nome varia: “Sací-pererê”, “Martin Taperê”, “Sací Saterê”, “Saci Saperê”, etc. É parente do “Jacy Jateré” do Paraguai, de que nos dá notícia o folclorista Eloy Fariña Nunez.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s