Saci nas tiras dos jornais (1909-1947)

saci tico3a.jpg

Por Andriolli Costa

Um saci bem diferente do convencional deu as caras na edição de 03/10/1909 da Revista da Semana. Aparece como um diabo, com cara, patas e chifre de bode, bem peludo e com duas pernas. Nem menção à carapuça se faz. Mais bizarro ainda é a versão publicada na mesma revista um ano depois, em 02/10/1910. Parece um cachorro – ou anta – com as pernas no lugar da boca.

É possível supor que a figura do saci, na época, havia sido tão pouco homogeneizada pelo Brasil que dava origem a tantas representações estranhas. No entanto, a resposta pode ser mais simples que isso.

O ilustrador José Luiz Ohi – que inclusive é um dos membros fundadores da Sociedade dos Observadores de Sacis – aponta que provavelmente trata-se de um abrasileiramento na tradução. “Poucos eram os cartunistas aqui no brasil que poderiam ter feito esta HQ com o dito Sacy na época. É provável que tenha ocorrido o mesmo que foi feito com o grande personagem dos ‘quadrinhos nacionais’ de então, o Chiquinho“.

Grande sucesso do período, as tiras do Chiquinho eram publicadas na Revista FonFon, fundada em 1905 e especializada no público infantil. Em verdade, Chiquinho era o nome dado ao brasil ao personagem Buster Brown, de Richard Outcault – uma tirinha publicada no New York Herald desde 1902. A versão brasileira do produto se dava de início inteiramente na tradução, até que a partir de 1914 Luís Gomes Loureiro passou a criar histórias e personagens para o Chiquinho exclusivamente nacionais, como o cachorro Jagunço.

Para Ohi, tendo em vista o período, é mais provável que os quadrinhos tenham sido calcados em papel vegetal e com alterações na legenda para se tornarem made in Brazil. “Fica faltando saber quem e de onde vem este desenho. Talvez algum europeu, tipo Max and Moritz, ou mesmo Sobrinhos do Capitão, dos que se passavam na África tendo os brancos colonizadores como personagens principais e a fauna nativa como pano de fundo. Note que o ‘sacy’ parece mais um elefantinho”.

A opinião de Ohi é corroborada quando observamos uma tirinha publicada já em 1930 pela Revista FonFon que abre esta postagem. Nela a legenda informa que os protagonistas foram servidos por sacis, que moravam nos lírios e nas rosas. O desenho, entretanto, mostra claramente um duende com asas de inseto tal qual uma fada. De saci mesmo, só o nome. Será que para o editor/tradutor qualquer duende ou demônio da história ficaria mais atraente sendo chamado saci? O leitor pode conferir abaixo as tirinhas e tirar a prova. Basta clicar para ler maior. Divirta-se!


 

Um susto e uma carreira.JPG

I0011762-2Alt=001949Lar=001330LargOri=004308AltOri=006312.JPG

saci hq tico tico 25-04-1917

Saci na revista O Tico Tico de 25-04-1917. Arte: Renatinho

saci hq tico tico 11-07-1934

Saci na revista Tico Tico em 11-07-1934

saci tico3

Saci mencionado na revista Tico TIco de 1930

saci tico1

Revista Tico Tico 1947

saci tico2

Revista Tico Tico 1947

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s