O Saci que chegou ao Japão

23405965_908430972645702_9060491933930423948_o

Olhe bem para a imagem acima. Alguém lhe parece levemente familiar? Releve o gorro roxo fazendo as vezes de carapuça encarnada, e as bolinhas amarelas complementando a roupa vermelha. O negrinho, com cachimbo na boca e imensos olhos arredondados típicos da estética japonesa é ninguém mais, ninguém menos que o nosso Saci Pererê! Ou melhor, sashiparere (サシペレレ)  como creditado.

Saci virou personagem do mangá Akuma-Kun, de Shigeru Mizuki, que circulou entre 1963 e 1967. A versão em anime foi exibido entre 1989 e 1990 e também trouxe o duende brasileiro, mas com duas pernas. Informações sobre a série são esparsas, muitas delas apenas em japonês. Ainda assim, conseguimos algumas informações curiosas.

A história teve várias versões diferentes de acordo, mas a mais conhecida é a seguinte: o protagonista da história é um menino que, por saber tanto sobre o oculto, é apelidado pelos amigos de “Akuma Kun” (algo como Garoto Diabo). O menino acaba chamando a atenção de Fausto, o famoso mago imortalizado por Goethe que buscava a vida eterna, e recebe dele conhecimento e a flauta de Salomão – que mais parece uma ocarina. É com ela que Akuma Kun será capaz de controlar os white devils, demônios que buscam a harmonia com os humanos.

Em sua jornada, Akuma Kun deverá juntar seus 12 apóstolos. O primeiro deles, pelo background fáustico, não poderia ser outro que não Mefistófoles. Nosso Saci é o 11º. É descrito como um “Demônio juvenil com pele escura, carregando sempre um cachimbo e tendo nele seu ponto fraco”. A carapuça perde seu papel para o pito, como sendo o responsável pelos poderes do Saci.

O registro sobre o apóstolo informa que o saci é encontrado no Brasil, onde jogava em um time de futebol. Possui grande força nas pernas, e a utiliza para criar um poderoso redemoinho. Na adaptação da série para o videogame NES, o Saci também aparece, e seus poderes estão relacionados ao fogo e à confusão.

Confira abaixo algumas imagens do Saci em Akuma Kun.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s