Por Andriolli Costa
Quando me matriculei na faculdade de jornalismo, em 2007, entrei pela vontade de escrever. Em uma das primeiras aulas, quando a professora quis saber qual era nosso sonho, inocentemente – com todo o desconhecimento dos meus 17 anos de idade – eu disse que queria ter uma editora. Enveredei pelas narrativas da vida real por um tempo, me deparei com pesquisa, folclore e mitologia no percurso e só mais a frente me reencontrei com a escrita de ficção.
Pude matar um pouco desse desejo editorial na organização da Antologia Mitografias, da qual participei em 2017 com os amigos Lucas Ferraz e Leonardo Tremeschin. Participei da concepção do projeto à sua elaboração, da divulgação da chamada à seleção dos contos. E quando finalmente chegamos aos 14 selecionados, mergulhei na leitura crítica e edição, cortando e reescrevendo, sugerindo e discutindo com os autores. Não, aqui a responsabilidade de revisão não é exclusiva do autor. Afinal, não é nosso nome que assina a capa? Que garante a curadoria? A responsabilidade é nossa, e esse cuidado precisa transparecer.
Foi uma troca enriquecedora onde todos os contos saíram melhores do que entraram, incluindo o meu – que também recebeu a intervenção do Lucas e do revisor Rodrigo Rahmati. O resultado transparecia esse amor e desejo de contar novas histórias através de mitos ancestrais. Quem ler perceberia, eu tinha certeza.
E assim chegamos à indicação do Juri Popular à final do Prêmio Le Blanc, centrado na ficção especulativa (fantasia, ficção científica e terror). Vitória tão grande quanto foi conquistar, agora por indicação do Juri técnico, o 1º lugar como a Melhor Antologia do Brasil publicada em 2017! Competimos com grandes amigos e nomes fortes do mercado. Nós, estreantes da categoria, saímos com a certeza de que este é apenas o começo.
Muita gente veio nos perguntar sobre uma edição impressa. Outros se não haveria adesão possível pelas escolas. Quem sabe? Estamos trabalhando por isso. O resultado fala por si.
-
- Não leu ainda? É de graça!
- Quer participar do volume 2? Mande seu conto! Já viram que conosco não tem brincadeira!
- Saiba como foi o processo de escrita da Antologia
Pingback: Antologia Mitografias será publicado pela Penumbra Livros | Colecionador de Sacis·