Jô Soares entrevista presidente da associação de criadores de sacis

Por Andriolli Costa

Em janeiro de 1999 – quase 20 anos atrás, portanto – o apresentador Jô Soares recebeu ainda no SBT o presidente da Associação Nacional de Criadores de Sacis, José Oswaldo Guimarães. Para deleite da banda, marcado pelo riso frouxo de Bira, Jô se diverte demais com a história toda, que encara como pura bobagem.

É compreensível. A abordagem da ANCS é bastante peculiar. Desde essa época percebe-se a reflexão que dão para o saci: uma mistura entre uma explicação mitológica e biológica, como um animal de aparência simiesca que sofreu evolução e ficou com uma única perna para facilitar o saltitar na mata. A carapuça seria apenas uma penugem colorida que traria no topo da cabeça.

Não é a linha que sigo no meu trabalho e nem de longe é minha favorita, mas a entrevista é tão famosa que desde que comecei neste trabalho que a mencionam para mim. Sinal que realmente a mensagem acabou ficando.

E como José Oswaldo acabou chegando no Jô? Ao que parece foi bastante orgânico. Durante um show do violeiro Paulo Freire em Botucatu/SP, o músico chamou ao palco alguém que criasse sacis para contar essa história. Um repórter o entrevistou depois e a matéria repercutiu em Campinas e de lá foi se espalhando até chegar na produção do Jô.

A ANCS foi oficializada em 1990. Segundo as contas de Jose Oswaldo, no entanto, ela já existe há uns 10 anos antes disso.  Conta que já falou de saci em tudo quanto é lugar, inclusive em convenção de Tolkien. Vocês que viram o vídeo e entenderam o estilo sacizístico da brincadeira devem saber que é bom confiar desconfiando.

 

Anúncios

Uma resposta para “Jô Soares entrevista presidente da associação de criadores de sacis

  1. Pingback: PORANDUBA 9 – #OcupaSacy | Colecionador de Sacis·

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s