Por Andriolli Costa
Como muita gente andava fazendo essa brincadeira por aí, preparei essa postagem para expor 10 fatos sobre o saci. Um deles é mentira, mas todos os demais são verdadeiros? Você saberá acertar qual é o enganoso?
Detalhe: existem infinitos sacis pelo mundo, cada um é diferente do outro, mas para a brincadeira tratei tudo como se fosse um só.
- 1 – O primeiro saci foi um índio
- 2 – Um dos jeitos de prender saci é bater com um machado no chão
- 3 – Saci tem duas pernas
- 4 – Saci é passarinho
- 5 – Saci tem a mão furada. As vezes o joelho furado também
- 6 – Saci não morre, vira cogumelo
- 7 – A carapuça do saci foi presente de Deus
- 8 – Saci sabe falar inglês
- 9 – Sai realiza desejos, que nem gênio da lâmpada
- 10 – Saci não existe
Já sabe qual a errada? Confira a resposta detalhada abaixo!
1 – O primeiro saci foi um índio
VERDADE! Os primeiros relatos falam de um duende Guarani chamado Jacy Yateré (ou suas variações de escrita). Era uma entidade com duas pernas e rabo, protetora da mata. É o sincretismo que o gera novas transformações no mito até chegar no saci negrinho de hoje.
2 – Um dos jeitos de prender saci é bater com um machado no chão
VERDADE! José Ribeiro, no livro Brasil no Folclore, ensina que para prender um saci basta bater um machado no chão, olhando para o sol, e entoar uma benção. O saci ficará preso ao solo e não poderá escapar.
3 – Saci tem duas pernas
VERDADE! Alguns relatos de saci dizem que ele tem duas pernas. A impressão de ter uma perna só se deve ao movimento do redemoinho.
4 – Saci é passarinho
VERDADE! O nome popular da Tapera naevia é Saci, em alguns estados brasileiros. No Nordeste o pássaro é chamado de Sem Fim.
5 – Saci tem a mão furada. As vezes o joelho furado também
VERDADE! Várias histórias falam do saci com buraco nas mãos, onde dança a brasa que acende o cachimbo. Herança portuguesa do Fradinho da Mão Furada, um outro duende de carapuça vermelha. Quanto ao joelho, Couto de Magalhães em 1876 descreve o saci como “um pequeno tapuio, manco de um pé, com um barrete vermelho e uma ferida em cada joelho”
.
6 – Saci não morre, vira cogumelo
VERDADE! Saci vive até os 77 anos, então morre e vira orelha de pau, aqueles fungos que vivem no toco das árvores.
7 – A carapuça do saci foi presente de Deus
VERDADE! Em Sacy Pererê – Resultado de um Inquérito (1917) um leitor registra a versão de que “o Altíssimo” deu a carapuça ao saci para que ele fique sempre invisível e fuja do Diabo.
8 – Saci sabe falar inglês
VERDADE! Em O Saci (1921) de Monteiro Lobato, o Saci se despede de Pedrinho deixando na cama uma flor de Miosótis. Em inglês, a flor se chama “Forget Me Not”, – Não me esqueça, lembra o autor.
9 – Saci realiza desejos, que nem gênio da lâmpada
VERDADE! Há várias histórias de pactos com o saci, gente que oferece angu, cachaça ou fumo ao saci em troca de castelos, carros, mulheres. Isso também pode ser obtido a força, arrancando a carapuça do saci. Mas assim que ele a recuperar, os presentes do saci viram pó.
10 – Saci não existe
FALSO! Que isso, gente, claro que é falso!