
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) desenvolveu um sistema para simular o voto nas eleições deste ano com a criação de cinco partidos fictícios. Os dois mais curiosos são o Partido das Festas Populares e o Partido do Folclore, que trazem “candidatos” ligados à cultura brasileira.
Os internautas que optarem pelo folclore, poderão votar em personagens como Lobisomem, Cuca, Negrinho do Pastoreiro, Iara, Barba-ruiva, Bicho-papão, Saci-pererê, Cabra-cabriola, Boto Cor-de-Rosa, Vitória-régia e Curupira.
Já na lista de candidatos do partido festas populares, aparecem o Boi-bumbá, o Peão de Boiadeiro, a Copa do Mundo e o Carnaval.
Há ainda no simulador “partidos” com modalidades esportivas, ritmos musicais e profissões no lugar dos candidatos.
A iniciativa do Tribunal visa indicar aos eleitores a ordem de votação para que os cidadãos não cometam erros na hora de votar. “Caso o usuário erre durante o procedimento, o programa apresentará uma mensagem explicativa e a tela será bloqueada até que ele clique na mensagem apresentada”, explica o TSE.
Neste ano, os eleitores votam primeiro para deputado federal e, na sequência, para os cargos de deputado estadual, senador, governador e presidente. Vale destacar que devem ser escolhidos dois candidatos para senador, já que será renovado 66,6% do Senado em 2019.
Para simular a votação no site do TSE, basta clicar aqui e selecionar o local onde vai votar para realizar a simulação.

Pingback: PORANDUBA 30 – Retrospectiva Folclórica 2018 | Colecionador de Sacis·