Colecionador de Sacis vence prêmio nacional do Ministério da Cultura

21429_editado

Por Andriolli Costa

Em 2012 eu já acompanhava as notícias sobre a 4ª edição do prêmio Culturas Populares e projetava minha futura candidatura. O edital, organizado pelo Ministério da Cultura, homenageia a cada edição um mestre dos saberes tradicionais, e premia iniciativas em todo o Brasil que trabalham pela sua valorização. Infelizmente, após aquele ano o edital foi cancelado sem prazo para retornar.

Cinco anos depois, em 2017, o prêmio retornou. E dessa vez homenageando Leandro Gomes de Barros, cordelista autor do clássico Juvenal e o Dragão – um dos meus favoritos! Fiz então minha primeira candidatura e, infelizmente, não fui contemplado.

Na edição deste ano, dedicada à Selma do Coco, insisti na inscrição. Apresentei meu trabalho com o Colecionador de Sacis, os podcasts, palestras, exposições e organização de livros. Pedi até depoimentos dos leitores para apresentar aos jurados. De um ano para cá, muita coisa foi feita em favor do folclore brasileiro. Seria suficiente?

Sim! A resposta saiu hoje, 22 de outubro. Tive a alegria de ser um dos 43 mestres e mestras premiados na região Sul, que incluiu personas fantásticas como a Rainha do Papel de Bala, de Curitiba, além de 37 comunidades e 17 grupos. Ao que pude consultar, sou o único que trabalha especificamente com mitos e lendas.

Muito obrigado a todos que me acompanham nessa jornada. O prêmio é resultado de um trabalho que eu não teria ânimo de continuar se não fosse a companhia de vocês, seja em nossos diálogos nos posts do Facebook, seja nos comentários do podcast. É um prazer compartilhar com vocês minha coleção de sacis!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s